Aproximação das questões sociocientíficas em um instrumento de avaliação escolar em ciências: uma estratégia para identificar vulnerabilidade dos adolescentes às IST/AIDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4016

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo está centrado na elaboração de um instrumento de avaliação escolar em ciências, inspirado em questões sociocientíficas (QSC), para identificar níveis de vulnerabilidade às IST/AIDS entre o público adolescente. Mediante uma abordagem qualitativa e com viés exploratório, o instrumento de avaliação desenvolvido neste estudo foi submetido a um processo de validação de conteúdo, por meio da metodologia Delphi. Contou também com a colaboração de um painel de especialistas composto por pesquisadores, professores e profissionais da área da saúde, bem como com a participação de estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio, para as etapas de validação semântica e aplicação piloto do questionário. O instrumento desenvolvido e validado corresponde a uma importante e inovadora estratégia para o ensino de ciências.

Palavras-chave: Educação em saúde. Educação sexual. Educação CTSA. Validação de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS); Bacharel em Enfermagem (Faculdade AGES); Licenciado em Ciências Biológicas (Centro Universitário Claretiano); Especialista em Saúde da Família (UFPEL); Especialista em Gestão em Saúde (UNIVASF); Especialista em Ensino de Biologia (UCAM); Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS); Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências (GPEMEC/UFS).

Alice Alexandre Pagan, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora associada II, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Ciências Biológicas pela UNEMAT (2002); Mestre em Educação, pela UFMT (2004) e Doutora em Educação, área: Ensino de Ciências e Matemática, pela USP (2009).

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

ALVES, M. M. S.; PAGAN, A. A. Aproximação das questões sociocientíficas em um instrumento de avaliação escolar em ciências: uma estratégia para identificar vulnerabilidade dos adolescentes às IST/AIDS. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a4016. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4016. Acesso em: 28 mar. 2024.