Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n1.a3321Resumo
Resumo: O artigo objetiva analisar três projetos voltados ao uso de tecnologias que modelam situações-problema a partir de fenômenos sociocomunitários, relacionados ao conhecimento humano, compreendidos por variáveis socioculturais, ideológicas e de relações de poder. Para as devidas análises, propõem-se a aplicação de uma metodologia pedagógica que trabalha a partir das seguintes categorias: a) investigação de problemas sociocomunitários; b) ação orientada para um problema-solução selecionado nos/por coletivos sociais; e c) participação social do produto, artefato ou fenômeno tecnológico provocado pela autoria de estudantes. Dessas análises, adveio a comprovação de que a autoria é algo construído historicamente e, no que tange a espaços escolares, tem em vista uma perspectiva crítica e discursiva, elementos fundantes da Educação CTS. A importância de pesquisas e estudos na mobilização de processos pedagógicos profissionais para a produção autoral de tecnologias anuncia que se está em meio a um grande desafio no campo educacional e, notadamente, no campo do ensino de ciências.
Palavras chave: Educação CTS. Tecnologia Social. Investigação-Ação-Participação. Ensino de ciências.
AUTHORAL PRODUCTION OF SOCIAL TECHNOLOGIES BY INVESTIGATION-ACTION-PARTICIPATION IN SCIENCE TEACHING
Abstract: The article aims to analyze three projects focused on the use of technologies that model problem situations based on socio-community phenomena, understood by sociocultural, related to human knowledge, ideological and power relations’ variables. For the appropriate analyzes, the application of a pedagogical methodology that works from the following categories is proposed: a) investigation of socio-communitarian problems; b) action oriented to a solution problem selected in / by social collectives; and, c) social participation of the product, artifact or technological phenomenon caused by the authorship of students. From these analyzes, came the proof that authorship is something historically constructed and, regarding school spaces, has in view a critical and discursive perspective, founding elements of CTS Education. The importance of researches and studies in the mobilization of professional pedagogical processes for the authorial production of technologies announces that one is in the middle of a great challenge in the educational field, and especially in the field of science teaching.
Keywords: CTS Education. Technology. Research-Action-Participation. Science Teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.