Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância

Autores

  • Roberta Macêdo Marques Gouveia Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Campus Recife/PE
  • Charles Nicollas Cavalcante Freitas Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3037

Resumo

Resumo: O artigo propõe a implementação de um banco de dados educacional multidimensional voltado à análise do ensino superior brasileiro, com foco na Educação a Distância – EaD. Para dar suporte ao processo de apoio à decisão foi projetado um Data Warehouse – DW, tendo como base a modelagem dimensional constelação de fatos e a aplicação de tecnologias OnLine Analytical Processing – OLAP. Foram utilizados dados abertos de alta granularidade dos sistemas e-MEC e Universidade Aberta do Brasil. O trabalho fundamenta-se no desenvolvimento de um ambiente computacional analítico visando traçar o perfil de instituições de ensino atuantes na EaD, bem como estudantes universitários e cursos, em especial da área de conhecimento "ciências exatas e da terra" e subárea "computação". Após as análises realizadas no trabalho por meio do DW, constata-se que a modalidade de educação a distância está cada vez mais acessível no Brasil, com vistas à interiorização e democratização do ensino superior.

Palavras-chave: Educação a Distância. Dados Abertos. Data Warehouse. Modelagem Dimensional.


IMPLEMENTATION OF A DATA WAREHOUSE FOR ANALYSIS OF OPEN GOVERNMENTAL DATA IN DISTANCE EDUCATION

 Abstract: The paper presents an implementation of a multidimensional educational database to analysis of Brazilian higher education, focusing on Distance Education - Distance Education. To support the decision support process, a Data Warehouse (DW) was designed, based on the facts constellation dimensional modeling and the application of OnLine Analytical Processing (OLAP) technologies. Open data of high granularity of the e-MEC and Open University of Brazil systems were used. The work is based on the development of an analytical computational environment aiming at tracing the profile of educational institutions active in EaD, as well as university and courses, especially the area of knowledge "exact sciences and land" and subarea "computing". Therefore, after the analyzes carried out in the work by means of DW, it is verified that the modality of distance education is increasingly accessible in Brazil, aiming at the interiorization and democratization of higher education. 

Keywords: Distance Education. Open Data. Data Warehouse. Dimensional Modeling.


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Biografia do Autor

Roberta Macêdo Marques Gouveia, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Campus Recife/PE

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2006), Mestrado em Informática pela UFPB (2009) e Doutorado na área de Dinâmica e Controle de Sistemas pela UFPB (2012). Atua como Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Campus Recife. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, Inteligência Artificial, Interação Humano-Computador e Tecnologias Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Data Science, Machine Learning, Data Mining, Open Data, Data Warehouse, Knowledge Discovery in Databases e Human-Centered Design.

Charles Nicollas Cavalcante Freitas, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduado em Sistemas de Informação pela UFRPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Possui conhecimentos em  Banco de Dados SQL, Mineração de Dados, Desenvolvimento Java/Android, Inteligência Artificial com ênfase em Deep Learning e Visão Computacional.

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

GOUVEIA, R. M. M.; FREITAS, C. N. C. Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n2.a3037. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3037. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre