A etnografia e o estudo da cultura da escola

Autores

  • Benedito Eugenio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a2893

Resumo

Resumo: A etnografia tem dado grandes contribuições para o estudo da escola. Neste artigo, a partir de nossas experiências com a pesquisa etnográfica, discutimos seu potencial para nos auxiliar no entendimento da cultura da escola. Inicialmente, apresentamos considerações gerais sobre a concepção de etnografia assumida. Na sequencia, apresentamos as contribuições da etnografia para a compreensão da cultura da escola. Trata-se de texto teórico que vale-se do estudo de publicações sobre a temática. Finalizamos destacando a contribuição da etnografia crítica para o estudo da cultura da escola e das diversidades.

Palavras-chave: Etnografia. Cultura da escola. Pesquisa.

 

ETHNOGRAPHY AND THE SCHOOL CULTURE STUDY

Abstract: Ethnography has made great contributions to the study of school. In this article, from our experiences with ethnographic research, discussed its potential in the understanding of school culture. Initially, we present general considerations on the design of assumed ethnography. In the sequel, present the ethnography contributions to the understanding of school culture. This is theoretical text that draws on the study of publications on the subject. Conclude by stressing the contribution of critical ethnography to the study of culture and diversity.

Keywords: Ethnografy. School culture. Research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn/UESB).

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

EUGENIO, B. A etnografia e o estudo da cultura da escola. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n2.a2893. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2893. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre