Educação ambiental, sustentabilidade e reciclagem: relato de uma experiência pedagógica realizada com alunos do ensino fundamental

Autores

  • Natália Lampert Batista UFSM/PMSM
  • Ângela Renata Kraisig UFSM
  • Luccianne Guedes da Luz Martins PMSM

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2650

Resumo

Resumo: A Educação Ambiental surge com a possibilidade de um novo olhar sobre o mundo e, consequentemente, como uma forma de debate interdisciplinar acerca das realidades e dos conteúdos programáticos das diferentes disciplinas. A partir disso, teve-se como objetivo geral desenvolver práticas interdisciplinares nas disciplinas de Ciências, de Geografia e de História, frente à temática ambiental relacionada às tecnologias reutilizáveis, inclusivas e interativas. A partir dessas premissas, os alunos dos 7ºs anos, da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, desenvolveram pesquisas atreladas a temática tecnologia, ciência e sustentabilidade aplicadas à reciclagem e construíram materiais que foram expostos e premiados (3º lugar) na III Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS, no ano de 2017. As atividades desenvolvidas contribuíram com a discussão ambiental na Escola, bem como para a promoção de pesquisas de iniciação científica pelos estudantes de Ensino Fundamental, despertando o interesse pela compreensão da realidade do lugar e pela pesquisa, bem como estimulando o senso crítico e a cidadania. 

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ambiente. Tecnologia. Sustentabilidade. Reciclagem.

 

 

ENVIRONMENTAL EDUCATION, SUSTAINABILITY AND RECYCLING:

REPORT OF A PEDAGOGICAL EXPERIENCE CONDUCTED WITH STUDENTS OF FUNDAMENTAL TEACHING

 

Abstract: Environmental Education appears with the possibility of a new look on the world and, consequently, as a form of interdisciplinary debate about the realities and the programmatic content sof the different disciplines. From this, the article has as general objective to report interdisciplinary practices developed in the disciplines of Sciences, Geography and History, in relation to the environmental theme related to reusable, inclusive and interactive technologies. Basedon these premises, the students of the 7th year, of EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, developed research related to technology, science and sustainability applied to recycling and built materials that were exhibited and awarded (3rd place) in the III Municipal Science, Technology and Sustainability Fair held by the City Hall of Santa Maria/RS in the year 2017. The activities developed contributed to the environmental discussion in the school, as well as to the promotion of research of scientific initiation by the students of Elementary Education, arousing the interest for the understanding of the reality of the place and the research, as well as stimulating the critical sense and the citizenship.

Keywords: Science. Interdisciplinarity. Environment. Technology. Sustainability. Recycling.

Referências:


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, UFSM/PMSM

 Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professora de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto ao CAIC Luizinho de Grandi. 

Ângela Renata Kraisig, UFSM

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professora de Ciências  na Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto ao  CAIC Luizinho de Grandi (até dez/2017). 

Luccianne Guedes da Luz Martins, PMSM

Doutoranda do curso de Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e Professora de História na Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto ao CAIC Luizinho de Grandi. 

Downloads

Publicado

2018-07-03

Como Citar

BATISTA, N. L.; KRAISIG, Ângela R.; MARTINS, L. G. da L. Educação ambiental, sustentabilidade e reciclagem: relato de uma experiência pedagógica realizada com alunos do ensino fundamental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 1, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n1.a2650. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2650. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Espaço Plural