O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório

Autores

  • Daniela Sanfelice
  • Andreia Meinerz

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v6.n2.a2061

Resumo

Resumo: Apresentam-se reflexões a partir de um relato de experiência de projeto integrador que teve o teatro como ação pedagógica primordial. Objetiva-se incitar a discussão sobre a capacidade que o teatro-educac?a?o tem de promover o desenvolvimento integral do aluno, em suas múltiplas potenciais habilidades, bem como fomentar uma formação omnilateral, alicerçada nos princípios da politecnia, visando à integração entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Buscamos inspiração teórica em Paulo Freire, na Educação, e Augusto Boal, no Teatro, pois se tratam de autores que convergem para a reflexão dos sujeitos envolvidos sobre suas concepções de mundo, inclusive do mundo do trabalho. Ao propiciar uma formação humana, o teatro, como ferramenta pedagógica, convoca uma verdadeira práxis cuja ação e atuação no mundo pode ser transformadora e libertadora.

Palavras-chave: Teatro-educação. Ensino Médio integrado. Ensino técnico e tecnológico. Multidisciplinaridade.

 

THE DRAMA AS A PEDAGOGICAL AND INTEGRATIVE TOOL: AN EXPERIENCE AT IFRS CAMPUS OSÓRIO

Abstract: This article presents reflections on an experience of integrative project that had the theater as the primordial pedagogical action. Our intention is to incite a discussion about the power of Theater-Education to promote the integral student development in all multiple potential abilities, as well to foment an omnilateral formation, grounded in the polytechnicalism that aims the integration between work, science, culture and technology. Our theoretical inspiration is Paulo Freire (in Education) and Augusto Boal (in Theater), authors that converge about the reflection of the involved subjects in their world conception, including the work universe. The theater as a pedagogical tool propitiates an human formation and summons everyone to a true  praxis, where the action and proceedings in the world could be transforming and liberating.

Keywords: Theater and Education. Integrated High School. Technical and Technological Learning. Multidisciplinarity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

SANFELICE, D.; MEINERZ, A. O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 6, n. 2, 2017. DOI: 10.35819/tear.v6.n2.a2061. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061. Acesso em: 18 abr. 2024.