A Teoria das Representações Sociais e a pesquisa na área de educação em Ciências: reflexões fundamentadas em produções brasileiras contemporâneas

Autores

  • Carlos Ventura Fonseca IFRS

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v5.n1.a1985

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta movimentos investigativos caracterizados como análise documental acerca do perfil de pesquisas da área da Educação em Ciências, que envolvem a Teoria das Representações Sociais, considerando-a como um referencial relevante para esse campo. Como fonte de dados, foram consideradas as atas derivadas dos últimos dez anos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, o que compreende as edições de 2007, 2009, 2011 e 2013. Os resultados indicam o seguinte perfil aproximado para as pesquisas analisadas: os autores são pesquisadores universitários, normalmente trabalham em parceria e são oriundos da região Sudeste do Brasil; o enfoque das investigações é qualitativo; os sujeitos pesquisados são grupos de estudantes (normalmente de ensino médio ou de ensino superior) ou professores (geralmente de ensino fundamental ou de ensino médio); prepondera o uso de questionários como instrumento de coleta de dados; os objetos de representação são múltiplos, mas geralmente vinculados a temas ambientais, químicos ou biológicos; assuntos relacionados à área de Física são pouco frequentes. Os excertos analíticos também denotam que esse referencial oferece suporte teórico versátil para investigações que enfocam crenças, valores e imagens enraizadas no cotidiano dos diferentes sujeitos que participam dos processos educacionais, em ambientes institucionais e níveis de ensino variados.

Palavras-chave: Representações sociais. Ensino de ciências. Pesquisa.

 

THEORY OF SOCIAL REPRESENTATIONS AND RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION AREA: REFLECTIONS BASED ON BRAZILIAN CONTEMPORARY PRODUCTIONS

Abstract: This paper presents investigative movements characterized as document analysis focused on the profile of ?research in Science Education involving the Theory of Social Representation, considering it as an important reference within this field. As data source, minutes from the last ten years of the National Research Meeting in Science Education — which comprises editions 2007, 2009, 2011 and 2013 — were considered. Results indicate the following approximate profile for  studies analyzed: authors are university researchers, typically work in partnership and are from southeastern Brazil; most frequent focus of research is qualitative; research subjects are groups of students (usually high school or higher education) or teachers (usually elementary school or high school); the use of questionnaires preponderates as a data collection instrument; objects of representation are multiple, but generally linked to environmental, chemical or biological topics; issues related to Physics area are uncommon. Analytical excerpts also denote that this framework offers versatile theoretical support for investigations that focus on beliefs, values ??and images rooted in daily lives of the different subjects that participate in the educational process, in institutional settings and various educational levels.

Keywords: Social representation. Science education. Research.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Ventura Fonseca, IFRS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), com Mestrado em Química, na linha de pesquisa Educação em Química (2010) e Licenciatura em Química (2007) na mesma universidade. Foi professor da rede estadual e da rede particular de ensino médio do Rio Grande do Sul durante 5 anos. Desde 2013 atua como professor efetivo do magistério federal, tendo vínculo com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Nessa instituição, lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (NEPEC). Tem experiência na área de Educação em Química/Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, ensino de Química/Ciências, materiais didáticos e formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Publicado

2016-07-11

Como Citar

FONSECA, C. V. A Teoria das Representações Sociais e a pesquisa na área de educação em Ciências: reflexões fundamentadas em produções brasileiras contemporâneas. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 5, n. 1, 2016. DOI: 10.35819/tear.v5.n1.a1985. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1985. Acesso em: 28 mar. 2024.