Revisitando Alfredo Volpi: releitura e uso das novas tecnologias como estratégia para produção de conhecimento e letramento matemático

Autores

  • Aline Gomes Vidal EMEF Armando de Arruda Pereira

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v5.n1.a1975

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer um relato de prática pedagógica com o auxílio das novas tecnologias. A experiência foi realizada com turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de São Paulo ao longo do segundo semestre de 2015. O intuito inicial era promover o letramento matemático a partir da identificação, nomeação e apropriação das formas geométricas. Com esse olhar, os alunos tiveram contato com a obra de Alfredo Volpi e puderam explorá-la, refletindo sobre o uso das formas geométricas. Para este projeto foram utilizados jogosonline, dinâmicas de grupo, vídeos, rodas de conversa, apropriação do espaço escolar e desenhos produzidos em dupla no programa Microsoft Paintbrush, revisitando a obra de Alfredo Volpi e culminando com a exibição dos trabalhos durante a Mostra Cultural da unidade educacional.

Palavras-chave: Letramento Matemático. Transdisciplinaridade. Tecnologia. Protagonismo.

 

REVISITING ALFREDO VOLPI: EXPLORING ART AND USING NEW TECHNOLOGIES AS A STRATEGY FOR PRODUCING KNOWLEDGE AND MATHEMATICAL LITERACY

Abstract: This paper aims at reporting the development of pedagogical practices which employ new technologies. The experiment was carried out with Elementary School first graders in a public school in São Paulo in 2015. The initial goal was to promote mathematical literacy through identification, naming and appropriation of geometric shapes. Students could get to know the work of Alfredo Volpi, and exploit it with an eye toward the use of geometric shapes. For this project, we used online games, group dynamics, videos, conversation circles and the appropriation of school space. The ultimate product was drawings produced in pairs using Microsoft Paintbrush, revisiting the work of Alfredo Volpi, and culminating with an exhibition during the Cultural Fair of the school.

Keywords: Mathematical Literacy. Transdisciplinarity. Technology. Protagonism.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Gomes Vidal, EMEF Armando de Arruda Pereira

Graduada em História pela Universidade de São Paulo, atualmente atuo como Professora Orientadora de Informática Educativa na EMEF Armando de Arruda Pereira na cidade de São Paulo e desenvole projeto de mestrado na Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-07-11

Como Citar

VIDAL, A. G. Revisitando Alfredo Volpi: releitura e uso das novas tecnologias como estratégia para produção de conhecimento e letramento matemático. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 5, n. 1, 2016. DOI: 10.35819/tear.v5.n1.a1975. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1975. Acesso em: 18 abr. 2024.