A epistemologia de Ludwik Fleck na formação de professores de Ciências: um estudo de revisão de literatura das produções em programas de pós-graduação stricto sensu

Autores

  • Rodrigo Diego de Souza Programa de Pós-Graduação em Educação. Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v5.n2.a1965

Resumo

Resumo: Este artigo insere-se nas discussões em torno da Formação de Professores de Ciências e busca responder a seguinte problemática: Em que contextos a Epistemologia de Fleck contribui para refletirmos sobre a formação de professores de ciências? O referencial teórico de Ludwik Fleck (1896 – 1961) apresenta a construção contínua da ciência na perspectiva sócio histórica tendo em vista o caráter colaborativo deste processo, indagando todos os pressupostos que permeiam o fazer científico e questionando o caráter acumulativo da ciência moderna. Nesse sentido, este trabalho articula o arcabouço teórico de Fleck à formação docente e apresenta as contribuições das pesquisas em programas de pós-graduação stricto sensu sobre a importância deste referencial para uma maior compreensão da formação de professores de ciências.

Palavras-chave: Formação Docente. Ludwik Fleck. Ensino de Ciências.

 

THE LUDWIK FLECK’S EPISTEMOLOGY IN SCIENCE TEACHER TRAINING: A LITERATURE REVIEW STUDY OF PRODUCTIONS IN STRICTO SENSU POSTGRADUATE PROGRAMS

Abstract: This article is part of the discussions around Science teacher training and aims to answer the following question: in what contexts Fleck’s Epistemology contributes to reflect on the training of Science teachers? The theoretical framework of Ludwik Fleck (1896 - 1961) shows the continued construction of science in social and historical perspective given the collaborative nature of this process, questioning all assumptions that permeate the scientific work and questioning the cumulative character of modern science. In this sense, this work brings together Fleck’s theoretical framework and teacher training, as well as presents the contributions of research carried on in stricto sensu postgraduate programs on the importance of this reference for a greater understanding of training concerning Science teachers.

Keywords: Teacher Training. Ludwik Fleck. Science Teaching.

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Biografia do Autor

Rodrigo Diego de Souza, Programa de Pós-Graduação em Educação. Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Bolsista CAPES. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR).

Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos, Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade TecnológicaFederal do Paraná (UTFPR). Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

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Publicado

2016-12-06

Como Citar

SOUZA, R. D. de; MATOS, E. A. S. A. de. A epistemologia de Ludwik Fleck na formação de professores de Ciências: um estudo de revisão de literatura das produções em programas de pós-graduação stricto sensu. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 5, n. 2, 2016. DOI: 10.35819/tear.v5.n2.a1965. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1965. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre