Autoeficácia e autorregulação acadêmica contribuindo para a previsão da evasão escolar

Autores

  • Demerval Rogério Masotti Fatec Jundiaí - Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n2.a1857

Resumo

O construto autoeficácia está relacionado às crenças desenvolvidas pelos indivíduos em relação às ações que confiam poder realizar com sucesso em áreas específicas. É também de grande relevância nos processos de autorregulação dos sujeitos, sendo tais conceitos analisados em diferentes contextos, dentre eles o ambiente educacional, com o propósito de avaliar o comportamento dos estudantes diante dos desafios escolares. A evasão escolar é outro importante aspecto que merece destaque nos processos de avaliação institucional na área de educação, em virtude das consequências sociais, acadêmicas e econômicas. Assim, o presente estudo objetivou investigar conceitos referentes à autoeficácia e à autorregulação acadêmica, a fim de verificar se esses fatores contribuem para prever a evasão escolar, e auxiliar no planejamento de intervenções que possibilitem minimizar a evasão dos alunos. As análises indicaram que tanto a autoeficácia quanto a autorregulação acadêmica tratam-se de variáveis significativas, sendo que, do ponto de vista teórico, representam importantes preditores para a evasão dos estudantes. Portanto, o propósito da pesquisa foi alcançado, mas devido às limitações deste estudo que se baseou apenas em fontes bibliográficas, recomenda-se a realização de novas investigações que contemplem pesquisas de campo em diferentes instituições de ensino, a fim de aprofundar a compreensão sobre o assunto.

Palavras-chave: Autoeficácia. Autorregulação Acadêmica. Evasão Escolar.

 

SELF-EFFICACY AND ACADEMIC SELF-REGULATION CONTRIBUTING TO PREDICTIONOF THE ESCOLAR EVASION

Abstract: The self-efficacy construct is related to beliefs developed by individuals in relation to the actions that trust can perform successfully in specific areas, it is also of great importance in the processes of academic self-regulation of the people, these concepts have been analyzed in different contexts, including the environment educational, in order to evaluate the behavior of students facing school challenges. The school evasion is another important aspect that deserves attention in institutional assessment processes in the education area, because of the social, academic and economic consequences. Thus, the present study aimed to investigate concepts related to self-efficacy and academic self-regulation to verify if these factors contribute to predict school evasion, and assist in planning interventions that enable minimize the evasion of the students. The analysis indicated that both self-efficacy and academic self-regulation are significant variables, and the theoretical point of view is important predictor for school evasion. Therefore, the purpose of the study was achieved, but due to the limitations of this study that was based only on literature sources, it is recommended to conduct further investigations that include field research in different educational institutions, to deepen understanding about the subject.

Keywords: Self-Efficacy. Academic Self-Regulation. School Evasion.

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Publicado

2014-12-15

Como Citar

MASOTTI, D. R. Autoeficácia e autorregulação acadêmica contribuindo para a previsão da evasão escolar. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 3, n. 2, 2014. DOI: 10.35819/tear.v3.n2.a1857. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1857. Acesso em: 28 mar. 2024.