A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação

Autores

  • Diana Mauer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório
  • Nínive Girardi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1843

Resumo

Resumo: No cenário atual da História da Educação, destaca-se a importância da pesquisa em acervos escolares como forma de estudo do passado das instituições educacionais. A partir disto, o presente trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa “História das instituições educacionais e seus acervos escolares na cidade de Osório – RS”, dedica-se à análise da cultura escolar no município citado. Através de um mapeamento dos acervos de escolas públicas da cidade, determinou-se o objeto de estudo da fase inicial da pesquisa: a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório. Salienta-se que esta instituição ainda não conta com nenhuma pesquisa que lhe desse destaque. Diante disso, este estudo destina-se, principalmente, à preservação e divulgação da memória escolar da escola. Além disso, busca-se realizar uma pesquisa documental em fontes escritas e iconográficas, extraídas da imprensa da cidade e do acervo da própria escola. Logo, durante a execução do projeto, organizou-se o acervo histórico da Escola General Osório, bem como a pesquisa em periódicos regionais. Neste artigo, contudo, abordaremos apenas o uso das fontes jornalísticas. Para tanto, fez-se necessária a formação de um referencial teórico-metodológico através da leitura de obras da área. Realizou-se pesquisa em seis periódicos diferentes e foram transcritas trezentas e sessenta (360) referentes à temática educacional em nível municipal, estadual e, até mesmo, nacional. Além de possibilitar a compreensão da história escolar osoriense, a pesquisa aqui apresentada ainda serve de catalisador para futuras pesquisas na área.

Palavras-chave: História da Educação. Cultura escolar. Imprensa.

 

THE PRESS IN HISTORICAL RESEARCH: AN APPROACH TO THE HISTORY OF EDUCATION

Abstract: In the current scenario of the History of Education, the research in school collections becomes important as a way to study the past of educational institutions.  For this, the present work, linked to the research project “History of educational institutions and their school collections in the city of Osório – RS”, is dedicated to the analysis of school culture in the town. Through a mapping of collections of public schools in the city, it was determined the object of study of initial phase of the research: the State Elementary School General Osório.  It’s important to say that this institution doesn’t have a work about itself yet. Thus, this study aims mainly to the preservation and dissemination of school memory of that school. In addition, we seek to make a documentary research in written and iconographic sources, extracted from the press of the city and the school’s own library. Therefore, during the execution of the project, we organized the historical collection of the School General Osorio, as well as research regional journals. In this article, however, we will only cover the use of journalistic sources. For this it was necessary to form a theoretical and methodological framework, through reading the works area. We conducted research in six different journals and 360 educational news regarding the topic at local, statewide and even national were transcribed. In addition to enabling the understanding of the history of citizen education, the research presented here also serves as a catalyst for future research in the area.

Keywords: History of Education. School culture. Press.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-20

Como Citar

MAUER, D.; GIRARDI, N. A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.35819/tear.v3.n1.a1843. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1843. Acesso em: 20 abr. 2024.