O desenvolvimento linguístico-cultural e a formação profissional: um estudo de caso sobre a situação do ensino da língua estrangeira nos institutos federais

Autores

  • Andrés Vidal Berriel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas
  • Maiara Schein Trevisol Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1838

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a situação e as perspectivas para o ensino de línguas estrangeiras na educação profissional, a fim de definir e caracterizar a situação atual do ensino de línguas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Assim, utiliza-se como objeto o estudo da educação linguístico-cultural na formação profissional, com enfoque no aprendizado de idiomas estrangeiros por parte de alunos da educação básica de nível médio, tendo como estudo de caso o Câmpus Canoas do IFRS. Para isso, partiu-se da investigação bibliográfica, chegando-se à sintetização das perspectivas de docentes e discentes sobre a situação que se quer definir. Apresentam-se, também, os problemas identificados em tais perspectivas e são propostas alternativas de possíveis mudanças que possam melhorar a situação do ensino de línguas no câmpus.

Palavras-chave: Línguas estrangeiras. Aprendizado de idiomas. Câmpus Canoas do IFRS.

 

EL DESARROLLO LINGUÍSTICO-CULTURAL Y LA FORMACIÓN PROFESIONAL: UN ESTUDIO DE CASO SOBRE LA SITUACIÓN DE LA ENSEÑANZA DE IDIOMAS EXTRANJEROS EN LOS INSTITUTOS FEDERAIS

Resumen: El presente artículo tiene como objetivo analizar la situación y las perspectivas para la enseñanza de idiomas extranjeros en la educación profesional, buscando definir y caracterizar la situación actual de la enseñanza de idiomas en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Así, se utiliza como objeto de estudio la educación lingüístico-cultural en la formación profesional, con enfoque en el aprendizaje de idiomas extranjeros por parte de alumnos de educación básica de nivel medio (secundaria), teniendo como estudio de caso el campus Canoas del IFRS. Se partió de la investigación bibliográfica, llegando a la síntesis de las perspectivas de docentes y discentes sobre la situación a definir. Se presentan, también, los problemas identificados en tales perspectivas y se proponen alternativas de posibles cambios que puedan mejorar la situación de la enseñanza de lenguas en el campus.

Palavras-chave: Idiomas extranjeros. Aprendizaje de idiomas. Campus Canoas del IFRS.

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Biografia do Autor

Andrés Vidal Berriel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas

Matriculado no cursó técnico em informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas (IFRS - Câmpus Canoas), Bolsista PIBIC-EM/CNPq do projeto de pesquisa "A robótica como ferramenta para qualificar o ensino no IFRS câmpus Canoas" e colaborador/escritor da proposta do projeto de extensão "ESPANGLES: Estudos e Práticas para o Aprendizado por Níveis em Grupos de Línguas Estrangeiras" e do futuro projeto de pesquisa "LEEME: Língua Estrangeira e Estudos de Metodologias Educacionais".

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Publicado

2014-06-19

Como Citar

BERRIEL, A. V.; TREVISOL, M. S. O desenvolvimento linguístico-cultural e a formação profissional: um estudo de caso sobre a situação do ensino da língua estrangeira nos institutos federais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.35819/tear.v3.n1.a1838. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1838. Acesso em: 28 mar. 2024.