Objetos de aprendizagem no contexto escolar

Autores

  • Daniel Ventura Damaceno Universidade Católica Dom Bosco / Portal Educação
  • Rosimeire Martins Régis dos Santos Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1813

Resumo

Resumo: Na procura de novas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e inovador e diante de um novo perfil de alunos, será proposto o uso de objetos de aprendizagem no contexto escolar.  Esse recurso tecnológico, que pode ser usado várias vezes, assumindo diferentes objetivos, é muito conhecido na educação a distância, sendo indicado também na educação presencial. A escola de hoje está vivendo uma nova realidade: a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Nesse sentido, os educadores também devem estar atualizados perante esse novo cenário.  E, em conformidade com autores da área, em um levantamento bibliográfico, indicar-se-á o que é esse recurso tecnológico, suas principais características e onde poderá ser localizado.

Palavras-chave: Objetos de aprendizagem. Tecnologia Educacional. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Repositórios. Tecnologia da Informação e Comunicação.

 

LEARNING OBJECTS IN THE SCHOOL CONTEXT

Abstract: In the search of new alternatives to the teaching and learning process more attractive and innovative in face of a new profile of students, we present the possibility of the use of learning objects in the school context. This technological resource that can be used several times, assuming different goals, well known in distance learning and also it is indicated to classroom education. Nowadays, the school has a new reality, the insertion of new ICT (information and communications technology). In this sense, the educators must also be updated on this new reality. In according to the authors of this area, in a literature review, we point out the results of the search that the learning objects can assist the process of teaching and learning, serving as an aid to educators who seek to be “tuned” to this new information and communication society.

Keywords: Learning Objects. Educational technology. Teaching and Learning Methods. Repository. Information and Communications Technology.

 

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Ventura Damaceno, Universidade Católica Dom Bosco / Portal Educação

Cursando Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela mesma universidade. Possui experiências na área pedagógica, com ênfase em Tecnologia Educacional e Design Instrucional.

Rosimeire Martins Régis dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá - Faculty of Human Ecology de Janeiro a Abril /2013. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância - GETED (UCDB), cadastrado no CNPq. Integrante da Comissão Verificadora de Ensino Superior do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, quanto ao oferecimento de seus cursos. Experiência na área docente, principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Online, Educação a Distância, Escola e Currículo, Tecnologias Educacionais, Formação de Professores, Fundamentos da Educação, Prática de Ensino, Gestão Escolar, Metodologia para Elaboração de Projetos, Metodologia da Pesquisa em Educação, Prática Pedagógica em Educação Indígena,Trabalho de Orientação de Curso (TCC). Pesquisadora dos Temas: Educação a Distância, Fomação de Professores Presencial e em Redes Sociais, Interculturalidade, Processo de Ensino e Aprendizagem na EAD, Comunidades Virtuais e Aprendizagem Colaborativa. Experiência Docente na Educação Presencial e a Distância (Videoconferência, Tutoria e Professora Conteudista), trabalha com EaD no Ambiente Virtual Moodle, há mais de 8 anos. Experiências em áreas administrativas de Instituições de Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

DAMACENO, D. V.; DOS SANTOS, R. M. R. Objetos de aprendizagem no contexto escolar. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 2, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n2.a1813. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1813. Acesso em: 28 mar. 2024.