Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital

Autores

  • Aline Silva De Bona IFRS - Campus Porto Alegre
  • Rafaela Fetzner Drey IFRS - Campus Osório

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1783

Resumo

Resumo: Este artigo se constitui de um estudo que visa a articular os conceitos de cooperação de Jean Piaget e de interação social de Vygotsky num espaço de aprendizagem digital. A articulação contempla um estudo teórico desses conceitos e também um exemplo prático que ocorre na Educação Matemática, sendo este possível devido ao espaço proporcionado pelas tecnologias digitais online. O exemplo prático está alicerçado numa pesquisa-ação em que os estudantes e a professora de Matemática estabelecem pleno diálogo para que a mobilização em aprender a aprender Matemática ocorra de fato. Neste estudo, constata-se a aproximação epistemológica destes conceitos – cooperação e interação social – no processo de aprendizagem de Matemática na rede social Facebook com estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS – Câmpus Osório.

Palavras-Chave: Tecnologias Digitais. Educação Matemática. Cooperação. Interação. Aprendizagem.

 

PIAGET E VYGOTSKY: A PARALLEL BETWEEN THE IDEAS OF INTERACTION AND COOPERATION IN THE DEVELOPMENT OF A DIGITAL LEARNING SPACE

Abstract: This article presents a study which aims at articulating Jean Piaget’s cooperation and Vygotsky’s social interaction concepts concerning a digital learning space. This crossing presents a theoretical research of these concepts and also a practical example which occurs in Mathematics Education. This becomes possible due to the space provided by online digital technologies. The practical example is based on an action-research where students and Math teacher established an interaction so that mobilization in learning how to learn Mathematics could be effective. In this study, the epistemological approach of these concepts – cooperation and social interaction – was the raised issue in the process of Mathematics learning at Facebook social network with Technical Integrated High School students from IFRS – Campus Osório.

Keywords: Digital Technologies. Mathematics Education. Cooperation. Interaction. Learning.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva De Bona, IFRS - Campus Porto Alegre

Professora de MatemáticaMestre Ensino de MatemáticaDoutora em Informática na Educação

Downloads

Publicado

2013-07-21

Como Citar

DE BONA, A. S.; DREY, R. F. Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 1, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n1.a1783. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1783. Acesso em: 19 abr. 2024.