Contribuições didáticas da produção e compartilhamento de vídeos em aulas de Física

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1776

Resumo

Resumo: O estudo investiga uma experiência de produção de vídeo com alunos do Ensino Médio de uma escola pública alagoana a partir do compartilhamento dos vídeos na interface Youtube apontando seu percurso metodológico, os resultados da experiência, seus limites e possibilidades. A análise dos dados permitiu concluir que o emprego desta metodologia propicia a transposição da avaliação da aprendizagem como um processo, no qual todos podem se envolver e no qual todos aprendem em conjunto e são responsáveis pelo resultado de sua aprendizagem. O papel do aluno neste cenário é o de protagonista. Ao se autoavaliarem, os alunos afirmam que foram agregados conhecimentos significativos durante a realização desta atividade, o que caracteriza a relevância deste tipo de prática. É preciso cuidar quanto a problemas de natureza ética no trabalho com o vídeo e sua disponibilização em sites públicos como o Youtube.

Palavras-chave: Produção de Vídeos. Youtube. Ensino de Física.

 

EDUCATIONAL CONTRIBUTIONS OF PRODUCTION AND SHARING VIDEOS IN PHYSICS CLASSES

Abstract: The study investigates an experience of video production with high school students from an alagoas public school through the sharing of videos on YouTube interface pointing its methodological approach, the results of the experiment, its limits and possibilities. Data analysis showed that the use of this methodology provides the implementation of assessment to learning as a process in which everyone can get involved in and where everyone learns together and are responsible for the outcome of their learning. The role of the student in this scenario is the protagonist. When taking a self-evaluation, students said they were added significant knowledge during this activity, which characterizes the relevance of this kind of practice. You need to take care of ethical problems in working with the video and make them available on public websites like YouTube.

Keywords: Video Production. Youtube. Physics Teaching.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física e Doutorando em Educação pela UFAL. Atualmente é coordenador de estágio e professor nesse mesmo componente curricular no curso de física licenciatura modalidade a distância da UFAL bem como professor no curso de licenciatura em matemática modalidade a distância da UFAL . É professor ssubstituto nessa mesma instituição atuando em cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação. Tem experiência na formação de professores, Estágio Supervisionado, Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado IV vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Coordenador Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 30 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Aveiro (Portugal). Em 2012 orienta 6 Teses de Doutorado na UFAL, co-orienta 1 Tese de Doutorado na Universidade de Aveiro e orienta 3 Dissertações de Mestrado em Educação na UFAL

Downloads

Publicado

2013-07-23

Como Citar

SILVA, I. P. da; MERCADO, L. P. L. Contribuições didáticas da produção e compartilhamento de vídeos em aulas de Física. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 1, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n1.a1776. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1776. Acesso em: 29 mar. 2024.