Reflexões sobre mediação pedagógica em programas de formação a distância (e-TEC Brasil)

Autores

  • Magali Aparecida Mendes Queiroz IFTM- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n2.a1726

Resumo

Resumo: A educação a distância é hoje uma realidade, não só em cursos de nível superior, mas também em nível médio como é o caso do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC Brasil), do Ministério da Educação. Este artigo faz uma análise sobre a mediação pedagógica nesta modalidade de ensino no tocante ao papel do professor frente a este novo paradigma e a sua abrangência social e educacional. As reflexões teóricas fundamentam-se em Lima (2007), Behrens (2000), Moran (2003), Lévy (2000), dentre outros. O estudo é parte da discussão da pesquisa que se pretende realizar no Programa de Mestrado da Universidade de Uberaba - UNIUBE. A mediação pedagógica em cursos a distância, principalmente dentro deste Programa, deve levar em consideração a valorização do jovem. Acredita-se na necessidade de um trabalho docente voltado para as novas tecnologias e saberes significativos e transversais que vêm se revelando como necessidade emergente quando se pensa em inovações no currículo e na prática docente dos professores da educação a distância. O propósito deste artigo é provocar uma reflexão acerca da mediação pedagógica que se desenvolve no âmbito dessa modalidade de ensino, numa perspectiva voltada para o trabalho com este novo público, conhecendo suas origens e, consequentemente, essa modalidade educativa. A pesquisa prioriza a busca por uma prática pedagógica que leve em conta a formação integral do aluno para que possa agir no mundo do trabalho de forma mais interativa e dialógica.

Palavras-chave: Escola Técnica Aberta do Brasil. Educação a Distância. Mediação pedagógica.

 

REFLEXIONES SOBRE LA ENSEÑANZA EN LOS PROGRAMAS DE FORMACIÓN DE MEDIACIÓN PARA LA DISTANCIA

Resumen: La educación a distancia es una realidad no sólo en los cursos de nivel superior, sino también el nivel medio como en el técnico del Programa Escuela Abierta de Brasil (Brasil E-TEC) del Ministerio de Educación. Este artículo es un análisis de la mediación en este tipo de educación sobre la función del maestro frente a este nuevo paradigma y su función social y educativa. Las reflexiones teóricas se basan en Lima (2007), Behrens (2000), Moran (2003), Levy (2000), entre otros. El estudio es parte de la discusión de la investigación para llegar a la Maestría en la Universidad de Uberaba - UNIUBE. La mediación de la enseñanza en los cursos de aprendizaje a distancia, especialmente en este programa deberán tener en cuenta la apreciación de los jóvenes. Él cree en la necesidad de una educación centrada en las nuevas tecnologías y conocimientos que han cruzado significativo y recurriendo a las nuevas necesidades con respecto a las innovaciones en el desarrollo curricular y la formación docente en educación a distancia. El objetivo de este trabajo es reflexionar sobre la mediación desarrollada en este tipo de educación, al trabajo con este nuevo público, a sabiendas de su origen y, por lo tanto, este método educativo. La investigación hace hincapié en la búsqueda de una práctica docente que tenga en cuenta la educación de los estudiantes para actuar en el mundo puede trabajar de una manera más interactiva y dialógica.

Palabras clave: Escuela Técnica Brasil Open. Educación a Distancia. La mediación pedagógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Aparecida Mendes Queiroz, IFTM- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Magali Queiroz. Brasileira. Natural de Uberaba–MG. Nascida 21/02/1961. Casada.  Formação em Pedagogia pela FISO – Faculdades Integradas Soares de Oliveira–Barretos/SP e Especialista em Letras: Português e Literatura pela FIJ – Faculdades Integradas Jacarepaguá – Rio de Janeiro/RJ. Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba. Pedagoga pertencente ao Quadro da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, localizada em Uberaba-MG.

Downloads

Publicado

2012-12-02

Como Citar

QUEIROZ, M. A. M. Reflexões sobre mediação pedagógica em programas de formação a distância (e-TEC Brasil). #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 2, 2012. DOI: 10.35819/tear.v1.n2.a1726. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1726. Acesso em: 28 mar. 2024.