https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/issue/feed #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia 2023-12-10T06:24:46-03:00 Equipe Editorial #Tear [email protected] Open Journal Systems <p><em>#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia</em> é um <span style="font-weight: 400;">periódico de acesso livre</span> do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com publicação semestral. Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos científicos, resenhas, relatos de experiência pedagógica, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol. </p> <p style="font-weight: 400;"><strong>ISSN: </strong>2238-8079 | <strong>Qualis Capes B1</strong> (Quadriênio 2017-2020)</p> <noscript>&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a href="http://www2.clustrmaps.com/user/ab511121a"&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;img src="http://www2.clustrmaps.com/stats/maps-no_clusters/seer.canoas.ifrs.edu.br-tear-thumb.jpg" alt="Locations of visitors to this page" /&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;</noscript> https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6786 Análise de material autoral digital educacional com base na interdisciplinaridade e na aprendizagem baseada em problemas 2023-10-05T06:37:20-03:00 Alessandra Alexandrino Aquino [email protected] Thiago da Costa Germano [email protected] Luciana de Lima [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> O objetivo desta pesquisa é analisar como os conceitos de Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas, especificamente Aprendizagem Baseada em Problemas, contribuem para a criação de um Material Autoral Digital Educacional (MADE) por estudantes universitários de diferentes cursos. Foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, utilizando a metodologia do estudo de caso. A unidade de análise é o MADE intitulado “Aplicativos de Relacionamentos”, vídeo desenvolvido por um grupo interdisciplinar composto por quatro alunos durante o primeiro semestre de 2022, no âmbito da disciplina Tecnodocência de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Ceará. A análise dos dados foi realizada em duas etapas, a saber: descrição da estrutura e funcionamento do MADE e interpretação direta do material desenvolvido, comparando-o com os aspectos teóricos da interdisciplinaridade e da aprendizagem baseada em problemas. Os resultados da pesquisa revelaram que a ferramenta criada pelos universitários ao integrar conhecimentos de diversas áreas, como Biologia, Química, Matemática e Filosofia, estimulou a reflexão sobre o tema e possibilitou a compreensão dos conceitos abordados sob diferentes perspectivas, demonstrando as possibilidades do MADE como metodologia que promove a aprendizagem ativa e colaborativa, estimulando os alunos a associarem a busca por relacionamentos amorosos à história evolutiva da espécie. No entanto, foram identificadas oportunidades para maior desenvolvimento, como uma exploração mais detalhada de aspectos ligados à atração emocional, como “biologia e química cerebral”, bem como a inclusão de exemplos práticos de algoritmos utilizados em aplicativos de relacionamento amoroso.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;"><em>:</em></span><span style="color: #000000;"> Metodologias ativas. Articulação entre saberes. </span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US">Tecnologias digitais na graduação.</span></span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6874 Diálogos entre a teoria e a prática da extensão: compreendendo o contexto do Instituto Federal do Espírito Santo 2023-10-05T16:04:50-03:00 Késia Zoteli de Oliveira Delevedove [email protected] Tatiana Polliana Pinto de Lima [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> Este artigo tem como objetivo apresentar o panorama teórico e prático da extensão universitária no contexto do campus Nova Venécia do Instituto Federal do Espírito Santo. A compulsoriedade da curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação descortinou diversos entraves institucionais, mas também contribuiu para o fortalecimento da extensão nas práticas pedagógicas desta instituição. Importante salientar que a extensão é um dos tripés de atuação das Universidades Federais, bem como dos Institutos Federais (IF), e que contribui para a aproximação curricular com a sociedade em que estamos inseridos. Acredita-se que a extensão vinculada ao currículo pode contribuir para uma formação integral dos estudantes, mas para isso faz-se necessário superar desafios institucionais, estruturais, culturais e conceituais. Assim, para o desenvolver desta pesquisa a premissa foi a da abordagem qualitativa, com o método colaborativo, através de rodas de conversas a partir de roteiro semi-estruturado, realizada com docentes efetivos do lócus da pesquisa. Para tratamento dos dados realizou análise de conteúdo de Bardin e triangulação dos dados obtidos. Como resultado percebeu-se que acerca do conceito e prática extensionista, ainda há muito para evoluir, pois se trata de um conceito que está em processo de amadurecimento e que tem ganhado força e espaço nos currículos, especificamente a partir do PNE 2001-2010, mas que efetivamente garantiu a obrigatoriedade no PNE 2014-2024, ressoando na publicação da Resolução CNE/CEB nº 7/2018, determinando as diretrizes para a curricularização da extensão nos cursos de graduação, exigindo formação continuada dos docentes.</p> <p> <strong>Palavras-chave</strong><em>:</em> Extensão Universitária. Prática Docente. Institutos Federais.</p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6876 Metodologias ativas e o protagonismo discente na produção de mídias digitais no ensino superior 2023-09-11T15:21:09-03:00 Ellen Lacerda Carvalho Bezerra [email protected] Rayssa Araújo Hitzschky [email protected] Raquel Santiago Freire [email protected] José Aires Castro Filho [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> O trabalho investiga como o uso das metodologias ativas Sala de Aula Invertida, Narrativas Digitais e Aprendizagem Baseada em Grupos colaboraram no desenvolvimento do protagonismo de discentes do Ensino Superior de uma universidade pública para a produção de mídias digitais. Na proposta, os discentes estudavam previamente os conteúdos do componente curricular através de uma narrativa digital baseada em uma personagem que pesquisava sobre as teorias e conceitos da Cognição. Em seguida, os discentes, realizavam trabalhos multidisciplinares em grupos. O objetivo geral foi analisar como essas metodologias apoiaram a produção de mídias digitais pelos discentes. A metodologia, de abordagem qualitativa e cunho descritivo, englobou um estudo de caso. Os dados foram as mídias desenvolvidas baseadas em três teorias da Cognição: Behaviorismo, Gestalt e Teoria Sociocultural e das respostas aos formulários de autoavaliação ao final de cada mídia produzida. Como resultados, as mídias produzidas apresentaram adequadamente os conceitos das teorias em diferentes formatos: apresentações de <em>slides</em>, vídeos, animações, livro digital infanto-juvenil, mídias interativas, infográficos, podcasts, HQs e videocasts. Os formulários de autoavaliação revelaram uma compreensão dos conceitos das teorias e também aspectos criativos da produção das mídias. Conclui-se que as metodologias aplicadas podem ser usadas para apoiar tanto a aprendizagem conceitual quanto habilidades, como criatividade, participação, colaboração e autonomia.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong><em>:</em> Tecnologias Digitais. Metodologias Ativas. Mídias Digitais.</p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6862 Narrativas autobiográficas de formadores de professores de Ciências Naturais: um estudo documental 2023-09-22T16:52:47-03:00 Cleiton Leandro Zimmermann Pereira [email protected] Carlos Ventura Fonseca [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> O propósito deste artigo é explorar informações provenientes das histórias de vida, carreira e formação de docentes universitários que lecionam na área de Ciências Naturais, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo adota uma abordagem qualitativa documental, cuja metodologia se baseia no uso de duas fontes principais: relatos autobiográficos obtidos por meio de entrevistas disponibilizadas no portal digital da universidade e os currículos Lattes dos indivíduos envolvidos. A análise de conteúdo foi empregada para interpretar os dados coletados. Foram identificadas a formação acadêmica e as produções em pesquisa de cada docente, que se mostraram alinhadas com suas posições na universidade. Constataram-se, ainda, ocorrência de aproximações/ afastamentos dos docentes em relação à pesquisa e à sala de aula. Os resultados indicam que as experiências e trajetórias de vida dos docentes desempenham importante papel na construção de significados em relação ao impacto social de suas atividades profissionais, seus entendimentos sobre currículos, modelos e práticas pedagógicas, assim como seus projetos profissionais. Os resultados obtidos destacam a importância das narrativas autobiográficas como uma alternativa valiosa para a pesquisa envolvendo o magistério, enriquecendo a compreensão dos trajetos formativos de profissionais que desempenham o papel de formadores de futuros professores de Ciências Naturais para a Educação Básica.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;"><em>:</em></span><span style="color: #000000;"> Narrativas autobiográficas. Docência. </span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US">Ensino superior. </span></span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6827 Perfil do egresso e suas percepções sobre o caráter interdisciplinar da licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química do IFRS - Campus Porto Alegre 2023-10-04T11:31:21-03:00 Laíse da Silva Durante [email protected] Daniela Rodrigues da Silva [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química do IFRS Campus Porto Alegre visa proporcionar a formação interdisciplinar de docentes, oferecendo o diferencial da habilitação em Biologia e Química. Neste contexto, esta pesquisa tem como propósito identificar o perfil do egresso do curso, e as suas percepções em relação ao caráter articulado e interdisciplinar do curso. Para isso, foi solicitado que os egressos respondessem um questionário online, além da análise do Projeto Pedagógico do Curso. O tratamento dos dados usou a análise de conteúdo de Bardin, segundo as categorias perfil pessoal e acadêmico, perfil profissional e projeto pedagógico do curso. A pesquisa apresenta onze participantes, os quais reconhecem que o curso proporcionou o desenvolvimento de diversas habilidades, as quais foram aperfeiçoadas durante o exercício da sua docência, e que é possível observar a articulação dos conteúdos durante o curso, mas que mais ações em relação a interdisciplinaridade deveriam ser propostas, principalmente no PPC.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;"><em>:</em></span><span style="color: #000000;"> Graduado. Caracterização. IFRS. </span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US">Docência. Egressos. Interdisciplinaridade.</span></span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6812 Proposta de uma ferramenta de business intelligence para o acompanhamento dos egressos dos programas de iniciação científica do Ifsuldeminas 2023-09-12T08:32:34-03:00 Eunice Cristina da Silva [email protected] Fabio Favaretto [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> Este estudo apresenta o resultado da pesquisa de mestrado em Administração que teve como foco principal propor uma ferramenta de </span><span style="color: #000000;"><em>Business Intelligence (BI)</em></span><span style="color: #000000;"> para o acompanhamento dos egressos da iniciação científica do IFSULDEMINAS com informações gerenciais para auxílio aos gestores na tomada de decisão no âmbito da iniciação científica, pesquisa e pós-graduação. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e utilizou-se a pesquisa-ação como procedimento técnico da pesquisa. Para a coleta dos dados, foi realizada triangulação dos dados por meio de </span><span style="color: #000000;">reuniões semiestruturadas e não-estruturadas (levantamento dos requisitos), pesquisa bibliográfica, pesquisa documental (documentos e arquivos) e observação participante do pesquisador (ambiente da pesquisa); a análise dos dados foi qualitativa e de cunho descritivo. </span><span style="color: #000000;">A ferramenta desenvolvida é compatível com os requisitos identificados na coleta de dados e os resultados apresentados através dos relatórios de dashboards permitem a interação e as análises dos gestores e das pessoas externas em cada uma das dimensões, de acordo com as segmentações disponíveis. Os dashboards permitem visualizar a forma de ingresso, o tempo para integralização da graduação, os cursos que mais absorvem discentes na iniciação científica, o impacto do PIBIC nos cursos </span><span style="color: #000000;"><em>Stricto sensu</em></span><span style="color: #000000;">, a trajetória profissional dos egressos, incluindo o emprego formal, MEI e emprego informal; apresenta ainda produção científica relevante dos egressos, produção tecnológica, impacto no desenvolvimento regional e o protagonismo das meninas egressas. A pesquisa preencheu a lacuna da literatura sobre ferramentas de BI na Gestão de Egressos.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;"><em>:</em></span><span style="color: #000000;"> PIBIC. Pós-Graduação. </span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><em>Business Intelligence.</em></span></span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6799 QUTIP como recurso didático para aplicação de conceitos de Mecânica Quântica 2023-10-07T09:42:34-03:00 Gabriella Gonçalves Damas [email protected] Ângelo Antônio Santos de Oliveira [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> Este trabalho destaca a importância de integrar conceitos da mecânica quântica em cursos de graduação vinculados às áreas das ciências exatas e de tecnologias. Utilizamos o artigo de Jesus <em>et al.</em> (2021) como ponto de partida, que detalha o uso de uma plataforma de código aberto para trabalhar com algoritmos quânticos e aplicar conceitos vistos antes em sala de aula de computação quântica em circuitos quânticos, utilizando um <em>software</em> computacional. A partir deste trabalho surge uma nova proposta de recurso pedagógico para o ensino de física, agora apresentando uma biblioteca de <em>software</em> livre criada por Johansson, Nation e Nori em 2012, o QuTip, que possibilita a simulação de sistemas quânticos e operações matemáticas com a notação de Dirac. Destacamos as principais características do QuTiP, incluindo sua integração com o ambiente Jupyter Notebook e a capacidade de descrever sistemas quânticos e executar operações com operadores e vetores de estado. Além disso, oferecemos uma revisão dos conceitos fundamentais da mecânica quântica que podem ser explorados com esta plataforma. Os resultados obtidos e apresentados neste trabalho são consistentes com as previsões teóricas, sugerindo o potencial do QuTiP como uma ferramenta de trabalho em sala de aula.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong><em>:</em> Mecânica Quântica; Simulação; Python.</p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6861 Roteiro para a integração da inteligência artificial em experiências de ensino 2023-10-05T06:42:16-03:00 Carine G. Webber [email protected] Diego Flores [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> O avanço acelerado da Inteligência Artificial (IA) está transformando profundamente diversos setores da sociedade, incluindo a Educação. Internacionalmente, o ensino da IA emerge como uma necessidade, reforçada pelas metas de desenvolvimento mundial sustentável da Unesco (2020). De maneira geral, a IA está se tornando um tema transversal a todas as áreas de conhecimento, estando presente diariamente na vida de todos nós. Embora a utilização da IA no contexto educacional suscite considerável interesse, a falta de orientações específicas pode dificultar sua adoção por parte de docentes menos familiarizados com a área. Em termos tecnológicos, diversas iniciativas têm proporcionado o surgimento de plataformas destinadas à aprendizagem da IA. Porém, o ensino não tem se fortalecido por meio delas, observadas as carências da formação docente em termos computacionais. A fim de contribuir nesta perspectiva, a presente proposta delineia um roteiro destinado a professores que buscam introduzir a IA como recurso pedagógico em suas práticas de ensino. Este guia abrange etapas desde a seleção do problema até a avaliação comparativa entre soluções baseadas em IA e abordagens tradicionais, considerando implicações éticas e de explicabilidade dos métodos. Busca-se, por meio desta proposta, capacitar os professores a abraçar a IA como uma ferramenta enriquecedora no cenário educacional contemporâneo. Até o momento, estudos e avaliações do roteiro proposto foram desenvolvidos no âmbito da docência na Educação Básica. Os resultados preliminares apontam a facilidade de uso desses recursos para uso em sala de aula e na formação docente.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong><em>:</em> Inteligência Artificial. Formação Docente. Capacitação Universitária. Nível de Maturidade em IA.</p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6871 Tutorial ilustrativo com procedimentos didático-metodológicos para intervenção com uma estudante com deficiência múltipla no ensino superior em modalidade remota 2023-10-05T16:06:55-03:00 Manoel Osmar Seabra Junior [email protected] Talita Maria Souza Santos [email protected] <p class="western" align="justify"><span style="color: #262626;"><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> Este estudo teve por objetivo desenvolver um tutorial didático-metodológico para atendimento e interação midiática no modo remoto, no ensino superior, a uma estudante com deficiência múltipla. A estudante com queixas de dificuldades para interação midiática e diante dos atendimentos em aulas da graduação tem as seguintes características: deficiência múltipla com desmembramento em alterações visuais e auditivas. Como procedimento de coleta e análise de dados foram realizadas reuniões com a estudante para identificar suas dificuldades. Na sequência, foi realizado um levantamento </span><span style="color: #000000;"><em>on-line</em></span><span style="color: #000000;"> das possibilidades midiáticas e tecnológicas em plataforma livre, para a utilização da estudante e dos professores que ministravam aulas e interagiam em projetos de extensão e pesquisa com ela. A partir da identificação de todos os softwares e adaptações possíveis, o tutorial foi validado em sua usabilidade pela estudante e por uma docente que testou em situação de aula síncrona. A estudante conseguiu interagir, de forma síncrona nas aulas, emitindo feedbacks e discussões em tempo real, o que possibilitou a sua autonomia. O tutorial mostrou potencial para ser replicado para outras casuísticas, como em diferentes atendimentos remotos.</span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="color: #262626;"><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;">: Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Ensino Remoto Emergencial. Deficiência Múltipla. </span></span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6851 Um novo indicador para avaliar o insucesso dos alunos de graduação do centro de tecnologia da Universidade Federal do Ceará: um estudo comparativo de 2015.1 a 2022.2 2023-10-08T20:35:46-03:00 Carlos Alex Martins Oliveira [email protected] João Cesar Moura Mota [email protected] Gisele Azevedo de Araújo Freitas [email protected] Wagner Bandeira Andriola [email protected] Thomaz Edson Veloso da Silva [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> A Avaliação Educacional contribui para o estudo das problemáticas existentes nas instituições de ensino superior brasileiras, tais como a retenção e a evasão dos estudantes de graduação. Este artigo teve como objetivo identificar as causas de insucesso e quais aspectos carecem de mais atenção para melhorar o rendimento dos estudantes de graduação do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desse modo, foi possível oferecer subsídios para a administração superior da UFC formular estratégias para melhorar os indicadores de desempenho dos estudantes de graduação do CT. Como metodologia, este estudo adota a pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e descritiva. Para tanto, foi empregada a análise descritiva em uma amostra de 23.913 turmas das disciplinas dos cursos de graduação do CT da UFC em uma série temporal de 2015.1 a 2022.2. Como resultado, esta pesquisa identificou as disciplinas que mais contribuem para o insucesso dos discentes de graduação do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Portanto, a pesquisa mostrou que as disciplinas com insucesso dos semestres iniciais favorecem a retenção e a evasão dos cursos de graduação do CT, já que essas disciplinas são pré-requisitos para as disciplinas dos semestres subsequentes.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave: </strong></span><span style="color: #000000;">Avaliação. Evasão. Retenção.</span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6732 Admiração grisalha nas interartes: velhez e exemplaridade moral em "Noites de alface" 2023-09-14T13:47:27-03:00 Ibrahim Camilo Ede Campos [email protected] Walter Matias Lima [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> O artigo objetiva mobilizar as interartes como instrumento educativo por meio da admiração moral de personagens envelhecentes. Para tanto, com lastro no ‘exemplarismo moral’, de Linda Zagzebki, foi analisado o romance <em>Noites de Alface </em>(2013), de Vanessa Barbara, e seu homônimo adaptado para o cinema (2021). Por meio dos protagonistas Ada e Otto, é realizada uma problematização das relações entre admiração e prudencialidade, conferindo à velhez um estatuto de referibilidade moral que aponta direções na consecução dos próprios caminhos na contemporaneidade.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Admiração. Velhez. Interartes. <em>Noites de Alface</em>.</p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6691 Capacidades comunicacionais, neurociência e as interações profissionais de gestores de escolas de educação básica 2023-09-30T20:24:48-03:00 Mirian Machado Coden [email protected] Jairo Antonio da Paixão [email protected] <p><strong>Resumo: </strong>Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos gestores de educação básica da rede pública, com relação a melhoria de suas capacidades comunicacionais em suas interações profissionais, após a realização de uma formação customizada com base em neurociências e orientada ao desenvolvimento de capacidades comunicacionais. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, realizado por meio de uma pesquisa-ação, viabilizada através de um curso de formação a 87 gestores das escolas públicas de educação básica, da cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo, Brasil. Os resultados mostraram que os gestores perceberam um aprimoramento em suas capacidades comunicacionais, resultando na melhora das interações com pais de alunos e colaboradores da escola, bem como na mediação de conflitos. A formação capacitou os gestores para lidarem de forma mais efetiva com a comunidade escolar, pois aprenderam a interagir de forma mais assertiva e atentos aos estados emocionais, conseguindo, como resultado, melhorar suas interações profissionais.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Gestores escolares. Treinamento de gestores. Neurociência. Comunicação.<strong> </strong></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6867 Comunicação organizacional em instituições de ensino no Brasil: estado do conhecimento 2023-09-14T13:51:17-03:00 Joana Helena Paloschi [email protected] Andréia Modrzejewski Zucolotto [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> A partir de uma pesquisa com base no estado do conhecimento, este artigo objetiva identificar os estudos já realizados sobre comunicação organizacional em instituições de ensino do Brasil e compreender como são esses processos comunicacionais. Para isso, foi realizado um estudo junto ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Num primeiro momento, chegou-se a 219 artigos e 12 trabalhos de conclusão de pós-graduação <em>stricto sensu</em> publicados de 2002 a 2022. Com a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 12 artigos e quatro dissertações e teses que abordaram a comunicação como um processo relacionado à gestão, escritas em língua portuguesa. Percebeu-se que grande parte das publicações tem como participantes o público em geral e os funcionários das organizações e que há lacuna em pesquisas envolvendo estudantes. Observou-se que, em maior número, os estudos focaram em instituições de nível superior. Essas constatações mostraram algumas deficiências em investigações relativas à comunicação organizacional em instituições da educação básica e contribuíram para justificar a pesquisa em desenvolvimento no <em>Campus</em> Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no <em>Campus</em> Porto Alegre, a qual busca compreender como a comunicação organizacional acontece entre a instituição e os estudantes e como isso contribui para a permanência e o êxito desses a partir das atribuições da Assessoria de Comunicação.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Comunicação Organizacional. Instituições de Ensino. Estado do Conhecimento.</p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6738 ‘Ela deveria estar aposentada’: um estudo dos marcadores sociais a partir da notícia divulgada pelo G1 2023-09-14T13:48:59-03:00 Fabíola Jerônimo Duarte [email protected] Adilma Gomes da Silva Machado [email protected] Inayara Élida Aquino de Melo [email protected] Henrique Miguel Lima Silva [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> Diante da distopia social em relação ao acesso e permanência de pessoas com mais idade no ensino superior, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os marcadores sociais de geração, profissão e idade por meio de três notícias veiculadas sobre um caso de <em>bullying</em> e etariofobia vivenciados por uma discente com mais de 40 anos e ‘ainda’ no ensino superior. Tomamos este caso como exemplo, diante da repercussão nacional e como representação dos lamentáveis casos recorrentes no Brasil. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Duarte e Silva (2023); Duarte (2023); Melo <em>et al</em> (2023) Collins e Bilge (2021) que versam sobre os marcadores sociais da diferença em contextos diversos, assim como sobre os possíveis sentidos que são articulados quando esses marcadores são analisados de forma individual e interseccional. Os resultados das análises indicam que as situações de <em>bullying</em> e etariofobia, presentes nas notícias analisadas são reflexos do preconceito e dos sentidos negativos atribuídos socialmente às pessoas idosas, não apenas pelo aspecto físico, como também pela definição dessas pessoas como seres restritos a determinados espaços sociais ou às atividades que não sejam condizentes com a sua ‘idade’. Assim, a pesquisa apresenta contribuições relevantes para se pensar o envelhecimento como um processo natural da vida, reconhecendo as pessoas idosas como seres capazes de tomar decisões e viver sem a regulação dos sentidos socialmente erigidos sobre a condição de pessoa idosa.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong><em>:</em> Ensino Superior. Envelhecimento. Marcadores Sociais.</p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6683 Interlocuções entre educação e arte: estética e autoria em contexto de cultura digital 2023-09-26T11:58:09-03:00 Maiara Lenine Bakalarczyk Corrêa [email protected] Cintia Inês Boll [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> Estética, comunicação e interatividade são elementos que se fazem presentes na educação e na arte, favorecendo interlocuções entre as duas áreas na percepção da autoria dos sujeitos. Considerar tais elementos pode contribuir com a construção de práticas pedagógicas mais dialógicas, fortalecendo a apropriação dos espaços por seus a(u)tores. Este artigo convida o leitor a pensar a estética e a interatividade nas suas relações com a educação e com a cultura digital. O trabalho foi elaborado através de uma revisão bibliográfica em uma pesquisa qualitativa de natureza básica, permeado por discussões de autores como Suzete Venturelli, Yuk Hui, Marc Prensky, Margarete Axt e Pierre Lévy e imergindo na relação humano-máquina, humano-meio e humano-cultura. A proposta de pesquisa surge de aproximações entre educação e arte, reconhecendo um fazer estético e autoral na própria educação, a partir da questão: os entrelaçamentos entre interatividade, estética e autoria podem contribuir para o fazer pedagógico em tempos de cultura digital? Desse modo, propomos que perceber os entrelaçamentos entre interatividade, estética e autoria como propriedades dos sujeitos e de suas produções e, portanto, de seus processos de aprendizagem, pode contribuir para a elaboração de propostas pedagógicas que se aproximem mais daquilo que é próprio dos estudantes. Assim, fortalecendo espaços dialógicos para a construção de aprendizagens de modo a reconhecer as singularidades como potências da coletividade.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong><em>:</em> Cultura digital. Interatividade. Estética. Ensino.</p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6844 Letramentos críticos: desafios encontrados por professores de língua inglesa em contextos educacionais 2023-10-08T20:34:18-03:00 Linara Mafessolli Xavier Furlan [email protected] Adriana Fischer [email protected] Sandra Pottmeier [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> O presente artigo apresenta como objetivo analisar o uso da Língua Inglesa na Educação Básica, a partir de produções científicas na área, tendo como apoio a perspectiva dos letramentos críticos. Define-se como objeto de estudo desafios relativos ao uso dos letramentos críticos em contextos educativos. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, por analisar artigos científicos de alto impacto publicados em bases de dados, <em>Scielo</em> e <em>Web of Science</em>, nos últimos dez anos, em diferentes áreas do conhecimento. Quanto ao aporte teórico utilizado para fundamentar este trabalho, recorreu-se aos Novos Estudos dos Letramentos, os quais compreendem os letramentos como práticas flexíveis de oralidade, escrita e leitura, e a enfoques acerca dos letramentos críticos, sua relação com o processo de leitura e escrita e ao ensino de Língua Inglesa. Os resultados indicam três grandes desafios no processo de ensino e aprendizagem do idioma: a) o planejamento: do livro didático ao nível de proficiência; b) forma de tratamento de letramentos críticos, com apoio da leitura crítica em sala de aula; e c) a interação professor e estudante. A partir dos resultados obtidos, é possível compreender que os professores se deparam com muitos desafios ao longo do processo de ensino e aprendizagem, necessitando de formações que deem suporte como forma de auxílio na busca por práticas letradas mais significativas aos estudantes em diferentes salas de aula.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Letramentos Críticos. Leitura Crítica. Professor Crítico. Educação Básica.</p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6801 Podcasts, divulgação científica e a plataformização: história, potencialidades e controvérsias 2023-09-30T18:26:55-03:00 David Santana Lopes [email protected] Lynn Rosalina Gama Alves [email protected] Rejane Maria Lira-da-Silva [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> A Plataformização vincula-se à articulação de infraestruturas, como as plataformas digitais, nas diversas esferas da sociedade. No que tange às mídias de comunicação, como os podcasts, suas produções audiovisuais e sonoras não apenas entretêm, mas compartilham informações imersas nos saberes científicos. Nesse sentido, compreendendo a complexidade da conjuntura contemporânea quanto à divulgação científica e de seus produtores de conteúdo, o presente estudo se propôs a compreender, a partir de relatos de produtores de conteúdo digital, de que maneira os podcasts podem contribuir para a divulgação de saberes vinculados às Ciências da Natureza. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os criadores de conteúdo de oito podcasts científicos brasileiros. Após a produção das informações advindas de seus relatos foram implementadas as etapas que compõem a Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough juntamente com o auxílio na sistematização das informações do Software IRaMuTeQ. Em suma, com base na análise realizada foi possível destacar elementos consonantes entre os entrevistados acerca da relação entre as tecnologias digitais, educação e o ensino de ciências; da importância dos podcasts para a divulgação científica, em meio aos movimentos negacionistas na atualidade, além dos necessários cuidados em meio à articulação com plataformas digitais e a própria segurança de dados. Portanto, a partir deste estudo foi oportunizado um espaço de fala para os produtores de conteúdo, principalmente vinculados à divulgação científica, uma esfera comunicativa que vem se adaptando às demandas de uma sociedade cada vez mais dependente de plataformas e de seus artefatos digitais, como os podcasts.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;"><em>:</em></span><span style="color: #000000;"> Podcasts. Divulgação Científica. </span><span style="color: #000000;"><span lang="en-CA">Plataformização. </span></span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6701 Valorização do magistério da educação básica: análise sobre aplicação do piso salarial nacional na remuneração dos professores 2023-09-14T13:46:35-03:00 Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues [email protected] Luis Carlos Sales [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> Este artigo trata de estudo que delineia como objetivo analisar a aplicação da política de valorização salarial de docentes da Educação Básica brasileira após a Lei 11.738/2008. Consiste em uma pesquisa de abordagem quantiqualitativa, com base em dados secundários, primordialmente produzidos e disponibilizados pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em formato de Microdados. A população amostral delimitada constitui-se de professores de 5º Ano do Ensino Fundamental, de escolas das redes públicas municipais e estaduais do território brasileiro, que responderam ao questionário da Prova Brasil, edição 2017, um total de 15.997 sujeitos. O processo fundamental para a análise dos dados quantitativos foi a estatística descritiva, com auxílio do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). A partir dos procedimentos de análise, considerando o piso salarial nacional do magistério estabelecido para 2017, que era de R$ 2.455,35, pode-se inferir que, em termos de salário bruto, a maioria das instituições da rede municipal paga abaixo do valor do piso, descumprindo o que está estabelecido na referida lei. Concluiu-se que a valorização profissional do magistério na educação básica requer a estruturação e implantação de uma carreira que possibilite avanços remuneratórios, significativo vencimento inicial e final, valorização das titulações e incentivo à formação inicial e continuada, bem como boas condições de trabalho para os docentes.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave</strong><em>:</em> Valorização do magistério. Docentes da educação básica. Piso salarial nacional.</p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6872 Cidade criativa: proposição de um RPG para promover a aprendizagem criativa com estudantes do ensino fundamental 2023-10-09T08:14:42-03:00 Luciano da Silva Rodrigues [email protected] Marcelo Augusto Rauh Schmitt [email protected] Silvia de Castro Bertagnolli [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> O artigo aborda o uso do </span><span style="color: #000000;"><em>Role Playing Game</em></span><span style="color: #000000;"> (RPG) como uma ferramenta pedagógica para promover a aprendizagem criativa dos estudantes, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O RPG “Cidade Criativa” é apresentado como um jogo pedagógico que auxilia os docentes a fomentar a criatividade e a resolução de problemas dos alunos, por meio da construção colaborativa de narrativas. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com a aplicação do RPG “Cidade Criativa” com estudantes do ensino fundamental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário fundamentado no modelo de avaliação de jogos educacionais MEEGA+. A análise dos dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo, que parte da ilação dos registros textuais coletados. Os resultados mostraram o potencial do jogo em promover a aprendizagem criativa e o engajamento dos alunos na busca por soluções inovadoras para problemas sociais reais.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;"><em>:</em></span><span style="color: #000000;"> Aprendizagem Criativa. </span><span style="color: #000000;"><em>Role Playing Game</em></span><span style="color: #000000;"> (RPG). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). </span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6879 Contribuições do design de interfaces no uso de jogos educacionais digitais para o público infantil: revisão sistemática da literatura 2023-09-27T11:32:17-03:00 Daphne Blaskoski Kellermann [email protected] Márcia Häfele Islabão Franco [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> A aprendizagem mediada pelos jogos educacionais digitais (JEDs) tem apresentado contribuições significativas à educação. Pesquisas têm demonstrado que o design visual das interfaces desempenha um papel fundamental nesse contexto, sendo um dos principais problemas relatados em pesquisas na área. Diante disso, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura (RSL) que buscou identificar o uso e as contribuições do design visual das interfaces dos JEDs para a aprendizagem de crianças de 5 a 12 anos. Os resultados da RSL destacam os benefícios para o aprendizado e ressaltam a escassez de pesquisas que explorem o uso de elementos do design, especialmente no contexto brasileiro. Essa carência de estudos indica claramente a necessidade de estabelecer e aplicar diretrizes e boas práticas para orientar o uso efetivo do design visual nas interfaces dos JEDs, visando aprimorar ainda mais o potencial educacional dessas ferramentas.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;"><em>:</em></span><span style="color: #000000;"> Design visual de Jogos Educacionais. </span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US">Ensino Fundamental. Aprendizagem. </span></span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6868 Formação pedagógica: ações de ensino e de extensão para licenciandos do curso de pedagogia e professores da rede municipal 2023-10-13T14:44:26-03:00 Caroline de Morais [email protected] Elisiane Marin Galiazzi [email protected] Luísa Fernandes Zanotto [email protected] Maria Eduarda de Matos Zanatta [email protected] Ana Lara Silvestri [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> O presente artigo versa sobre a relevância do fomento a projetos de ensino e de extensão em contextos educacionais, entendendo o vínculo dos estudantes como um princípio para a identificação com o curso e com a instituição universitária. Diante disso, este trabalho tem como objetivo compartilhar algumas práticas realizadas por projetos de ensino e de extensão que contemplam a temática da contação de histórias para a formação complementar de licenciandos em Pedagogia e de professores da rede municipal, a favor da autonomia dos acadêmicos e da integração da comunidade com a instituição de ensino. Para atingir o objetivo proposto, o percurso metodológico ampara-se em subsídios teóricos e na exposição de ações que se referem a práticas acadêmicas em torno dos dois projetos. Sendo assim, por intermédio de uma investigação qualitativa e analítica, são examinadas as atividades propostas pelos projetos de ensino e de extensão, o engajamento dos bolsistas e o envolvimento dos participantes. A experiência pedagógica registrada neste estudo traz como resultados preliminares a autonomia e a identificação dos bolsistas com os propósitos dos projetos. Além disso, destaca-se a formação complementar quanto à contação de histórias em que a temática literária é promovida para a Educação Básica, por meio da dedicação e da preparação dos docentes. Portanto, constata-se que a formação pedagógica ao receber o adendo de projetos de ensino e de extensão potencializa a relação dos estudantes com a instituição de ensino, gerando permanência e êxito escolar, e complementa os saberes, estimulando o amadurecimento profissional e pessoal.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;"><em>:</em></span><span style="color: #000000;"> Formação complementar. Prática pedagógica. Contação de histórias. Literatura. Licenciatura em Pedagogia.</span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6695 Material didático para estudantes imigrantes e refugiados na educação básica: uma proposta a partir do ensino de português como língua de acolhimento 2023-10-03T21:04:27-03:00 Carina Fior Postingher Balzan [email protected] Júlia Sonaglio Pedrassani [email protected] Aléxia Islabão dos Santos [email protected] Monique Dias Souza [email protected] Leandro Rocha Vieira [email protected] <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Resumo:</strong></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> O crescente aumento de matrículas de estudantes imigrantes e refugiados no sistema de ensino brasileiro tem sido um grande desafio para as escolas, impulsionando a busca por estratégias de ensino e recursos didáticos voltados especificamente a esse público. Em vista disso, este artigo aborda a elaboração de materiais didáticos para crianças e jovens, deslocados forçados, matriculados na Educação Básica e apresenta uma proposta baseada na perspectiva do ensino de Português como Língua de Acolhimento (SÃO BERNARDO, 2016) e nas competências comunicativas propostas por Canale e Swain (1980). Pautada pela pesquisa-ação, a investigação busca suprir as lacunas existentes entre a pesquisa científica e a prática docente a partir de um material que subsidie o trabalho dos professores, principalmente do Ensino Fundamental, no ensino de língua portuguesa para imigrantes e refugiados, contribuindo para a aprendizagem desses estudantes, sua interação com a comunidade escolar e sua inserção na sociedade brasileira.</span></span></p> <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Palavras-chave</strong></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><em>:</em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> Imigrantes e refugiados. Educação Básica. Material didático. Português como Língua de Acolhimento.</span></span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6877 O letramento digital nas teses e dissertações brasileiras: um mapeamento sistemático da literatura 2023-09-25T14:27:15-03:00 Gisele da Silva Batista [email protected] Maria Cristina Leandro de Paiva [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> Este artigo objetiva apresentar um mapeamento das pesquisas acerca do Letramento Digital nas teses e dissertações brasileiras. O levantamento seguiu o protocolo estabelecido por Kitchenham e Charters (2007) e utilizou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como fonte de informação. Trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza exploratória, conduzida por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa. O mapeamento foi realizado sem recorte temporal e identificou 243 estudos nas cinco regiões brasileiras, com a maior concentração na região sudeste. As pesquisas enfocam, prioritariamente, o letramento digital no ensino superior e indicam a carência de investigações no âmbito da educação infantil e da educação de jovens e adultos. Foi possível delinear a extensão desse campo de pesquisa no contexto brasileiro, destacando as principais tendências e recorrências encontradas nas teses e dissertações. Isso inclui a incorporação das tecnologias digitais para promover o letramento digital dos alunos, a formação inicial e continuada dos professores em relação à temática, a contribuição das atividades de leitura e escrita em ambientes digitais, os processos de aquisição de habilidades e competências digitais, a inclusão digital e social, bem como as percepções e opiniões dos professores sobre o letramento digital.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;">: Letramento digital. Mapeamento Sistemático da Literatura. </span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US">Tecnologias. </span></span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6882 Percepções discentes acerca da desordem informacional: um estudo exploratório no ensino fundamental 2023-10-05T15:09:49-03:00 Leonardo Maihub Manara [email protected] Carlos Ventura Fonseca [email protected] <p><span style="color: #000000;"><strong>Resumo:</strong></span><span style="color: #000000;"> Enquadrada no que pode ser chamado de desordem informacional, a larga disseminação de informações falsas, especialmente a partir da </span><span style="color: #000000;"><em>internet</em></span><span style="color: #000000;">, vem se configurando como um desafio colocado para diferentes países, com impactos severos em diversas esferas da vida humana. Esse contexto vem sendo estudado e abordado à luz de diferentes referenciais e sob uma ampla gama de propostas e intervenções. Este texto buscou investigar, sistematizar, discutir e apresentar as percepções de estudantes do Ensino Fundamental acerca do fenômeno da desordem informacional e do compartilhamento de informações falsas. O estudo se realizou no contexto de aulas regulares, na disciplina de Ciências da Natureza, com a participação de 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal da região serrana do Rio Grande do Sul. Para atender os objetivos de pesquisa, partindo de uma orientação qualitativa e exploratória, as respostas dos estudantes a questionários e atividades realizadas em aula foram submetidas à análise de conteúdo. Os nossos resultados sugerem que os participantes utilizam critérios similares aos descritos pela literatura para o julgamento da credibilidade de informações, mostram-se advertidos a respeito da desinformação, concebem a intenção de manipular o principal motivo para o compartilhamento de informações falsas, e que o combate à sua disseminação cabe, principalmente, aos usuários e às plataformas de comunicação. Mesmo que muito ainda precise ser explorado, ressalta-se o possível benefício de enriquecer os currículos educativos com propostas que tratem objetivamente da desinformação, no sentido de desenvolver habilidades de </span><span style="color: #000000;"><em>Media Literacy</em></span><span style="color: #000000;"> e avaliação da credibilidade.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="color: #000000;"><em>:</em></span><span style="color: #000000;"> Educação em Ciências. </span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US">Desinformação. Percepções de estudantes. </span></span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6820 Possibilidades de uso da etnoastronomia em atividades de ensino e de divulgação científica 2023-10-15T16:06:11-03:00 Alisson Roberto Fonseca [email protected] Ricardo Roberto Plaza Teixeira [email protected] <p><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR"><strong>Resumo: </strong></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">Este artigo objetiva investigar a importância do uso de temas relacionados às áreas da etnoastronomia e da astronomia cultural em atividades de ensino e de divulgação científica. Para isso, foram articuladas ações que envolveram pesquisa, ensino e extensão. Para fundamentar a investigação foi realizada uma ampla revisão teórica sobre etnoastronomia e as possibilidades de seus usos pedagógicos. Cinco atividades de caráter educacional envolvendo temas de etnoastronomia foram organizadas pelos autores e realizadas em 2022, sendo quatro presenciais e uma remota. Foi elaborado um questionário para averiguar as concepções dos participantes acerca dos temas tratados nestas ações. Este questionário foi respondido por um total de 75 participantes das ações implementadas. Os dados obtidos apontam para a importância de ampliar a quantidade de pesquisas acerca da etnoastronomia e de suas aplicações na educação. O acesso a uma educação envolvendo etnoconhecimentos pode contribuir para que os cidadãos brasileiros conheçam a história e os conhecimentos dos povos originários do seu país. Os saberes desenvolvidos por diferentes culturas foram fundamentais para a sua sobrevivência e compreendê-los pode ajudar na construção de uma educação que de fato valorize a diversidade.</span></span></p> <p><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR"><strong>Palavras-chave: </strong></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">Astronomia cultural. Ensino de ciências. </span></span><span style="color: #000000;">Divulgação científica. Diversidade.</span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6873 Proposição de uma sequência didática para abordar o pensamento computacional na educação infantil: um relato de experiência 2023-10-02T17:18:02-03:00 Graziele da Silva Rodrigues [email protected] Fábio Yoshimitsu Okuyama [email protected] Silvia de Castro Bertagnolli [email protected] <p><strong>Resumo:</strong> O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência que contempla a aplicação de uma Sequência Didática (SD), composta por atividades plugadas e desplugadas com o intuito de promover a aprendizagem dos pilares do Pensamento Computacional na educação infantil. Para a condução da investigação foi realizado um estudo de caso com uma turma de Pré-escola II, com uma média de oito alunos, em uma escola Municipal de Educação Infantil de Gravataí, RS. A SD, no contexto do presente trabalho, tem a finalidade de auxiliar o planejamento do professor, atuante na Educação Infantil, e apresentar como os pilares do Pensamento Computacional podem ser aplicados de forma intencional, considerando os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é apresentar ao docente como o pensamento computacional pode ser adotado para abordar algumas das habilidades e competências previstas na BNCC. Para tanto, são explorados os pilares de algoritmos, abstração, decomposição e reconhecimento de padrões em atividades que integram a SD apresentada. O principal resultado obtido compreende uma diretriz que pode servir de ponto de partida para auxiliar os professores a planejarem suas aulas e a aplicarem com outros grupos de estudantes.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong><em>:</em> Base Nacional Comum Curricular. <span lang="en-US">Educação Infantil. Pensamento Computacional.</span></p> 2023-12-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia