CHAMADAS DE TRABALHOS

2019-09-01

Volume 9, número 1 (2020)

Dossiê: CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

Organizadores: Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina (UFRGS), Profa. Dra. Marilisa Bialvo Hoffmann (UFRGS), Prof. Dr. Leandro Duso (UFSC), Prof. Dr. Pedro Reis (Universidade de Lisboa - Portugal) e Prof. Dr.  Leonardo Fabio Martínez Pérez (Universidade Pedagógica Nacional - UPN - Colômbia) 

A pesquisa sobre Controvérsias Sociocientíficas (CSC) insere-se num contexto de um século em que vivenciamos viradas científicas e tecnológicas que até então haviam sido preditas. Os seus impactos alcançam a sociedade, os meios de comunicação e a escola. Aliada a isso, a educação científica e tecnológica sofre alterações, e novas questões são agregadas para serem discutidas, tanto na escola como em diferentes espaços da sociedade, de forma ampla e interdisciplinar. Sendo assim, a abordagem de Controvérsias Sociocientíficas (CSC) parece oferecer uma forma concreta de incorporar a perspectiva integradora no campo educacional. As CSC abrangem discussões sobre assuntos sociais que estão relacionados com conhecimentos científicos de atualidade e, portanto, em termos gerais são abordados nos meios de comunicação de massa, como rádio, TV, jornal e internet. Dentro desse contexto, o presente dossiê busca reafirmar o compromisso que a educação tem com temáticas sociais que problematizam o ensinar e o aprender de maneira interdisciplinar, articulando debates e pesquisas desenvolvidas nesse sentido. O objetivo é contemplar trabalhos resultantes de pesquisas teóricas e/ou empíricas que articulem a formação de professores, em uma perspectiva interdisciplinar, às Controvérsias Sociocientíficas (CSC). O dossiê contemplará um amplo leque de temáticas que articulem tais questões em contextos educativos formais e não formais, sendo também considerados diálogos com áreas afins da formação de professores. Artigos científicos inéditos que contemplem um ou mais dos referidos temas serão bem-vindos à #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.

Prazo final para submissão: 31 de março de 2020 

Previsão de publicação: julho de 2020