Chamada de Trabalhos 2025/1
Volume 14, número 1 (2025)
Dossiê: EDUCAÇÃO E FEMINISMOS: DISPUTAS E DESAFIOS NO CONTEXTO NEOLIBERAL
Organizadores: Profa. Dra. Paola Bonavitta (Universidad Nacional de Córdoba) e Profa. Dra. Florencia María Paez (Centro de Investigaciones y Estudios Sobre Cultura y Sociedad)
Repensar a educação a partir de uma perspectiva feminista é uma reflexão necessária e urgente. Nossa América está passando por um contexto muito difícil. Os governos neoliberais invadiram a região e os fascismos estão aparecendo com força e sem nenhum pudor. Os interesses a serviço do capital se articulam com posições conservadoras e colocam em xeque políticas de ampliação de direitos e do papel do Estado, promovendo lógicas de privatização, transferência de recursos para mãos privadas e estrangeiras que, em alguns casos, ameaçam a soberania dos países e bens comuns fundamentais como a educação, as universidades e a ciência pública. O ódio às diferenças, à dissidência sexual, aos pobres, aos trabalhadores, aos camponeses, aos negros e aos indígenas está crescendo intensamente nos diferentes países da América Latina. O feminismo se apresenta como um inimigo privilegiado do neoliberalismo, pois oferece uma perspectiva contra-hegemônica e lógicas que oferecem possibilidades viáveis para pensar e criar um mundo diferente, com alternativas sérias que promovam a igualdade. Com este Dossiê, pretendemos provocar uma reflexão sobre a situação da educação - entendida em sentido amplo - no âmbito das mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas em nossos territórios no Sul, a partir da diversidade de posições que ocupamos como sujeitos, de acordo com interseções como classe, gênero, etnia, religiosidade, entre outras, que atravessam as experiências das pessoas e o nosso próprio cotidiano. Por isso, convidamos à reflexão tanto na dimensão micro quanto na meso (nível de nossas instituições) e na dimensão macrossocial, com vistas a desdobrar o presente (onde a história também entra em cena) para compreender os vários aspectos dessa realidade social e a complexidade do tempo presente, na medida em que ele é expressivo de retrocessos e resistências na disputa de sentido; de apropriações e invenções por parte dos sujeitos da educação; de discussões sobre políticas públicas e orientação de projetos em cada uma das instituições dos sistemas oficiais e de experiências formativas não escolares em vários campos da vida em comum. Neste dossiê, abordamos essas questões e receberemos artigos, ensaios e resultados de pesquisas que investiguem os seguintes temas: Políticas educacionais com uma perspectiva feminista; Educação feminista e práticas educacionais; Pedagogias Cuir; Pedagogias decoloniais; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 e 10; Educação, corpos e sexualidade; Educação popular; Neoliberalismos no campo educacional; Avanços da direita na educação e resistências. O convite é para repensar, desnaturalizar e construir conhecimento situado. Artigos científicos inéditos que contemplem um ou mais dos referidos temas serão bem-vindos à #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.
Prazo final para submissão: 31 de março de 2025
Previsão de publicação: julho de 2025