STEM Geek: aprendizagem além das salas de aula

Autores

  • Flávia Santos Twardowski Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS
  • Romero Assis de Oliveira
  • Cláudius Jardel Soares

Palavras-chave:

Extensão, Iniciação científica, STEM, Ciência, Aprendizagem criativa

Resumo

A iniciação científica durante o período escolar e? uma atividade de suma importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que fornece ao estudante a oportunidade de vivenciar a aplicação de diversos conceitos vistos em sala de aula. Por isso, é considerada uma rica experiência, pois ele poderá complementar sua formação e se preparar para a vida profissional e acadêmica. O projeto STEM Geek teve como objetivo proporcionar aos estudantes um contato com a aprendizagem ativa através da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática (STEM). A ação atendeu, no ano de 2018, 64 estudantes do IFRS e de escolas do litoral norte gaúcho. A metodologia utilizada foi composta por encontros semanais, com atividades práticas e exposições teóricas além de compartilhamento dos resultados. O projeto se consolida como precursor no desenvolvimento de atividades interativas, visto que estabelece uma troca de saberes entre os estudantes de forma interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a pra?tica pedago?gica. 3. ed. Curitiba: Champagnat, 2003.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princi?pio cienti?fico e educativo. 7. ed. Sa?o Paulo: Cortez, 2000.
KUENZER, Aca?cia Zeneida (org.). Ensino me?dio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 4. ed. Sa?o Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTEL, V. Morel01.jpg. 2018. Altura: 1370 pixels. Largura: 1432 pixels. 2,7MB. Formato JPEG. Pendrive.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS