Núcleo Extensionista Viver IFRS - Campus Porto Alegre: Operação Filhos de Sepé

Autores

  • Matheus da Silva Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Desenvolvimento Rural, Imersão, Multidisciplinar

Resumo

Neste relato são apresentados um Programa e um Evento de extensão criados no Campus Porto Alegre com a proposta de integrar saberes através de vivências imersivas entre acadêmicos e uma comunidade rural. O Programa Núcleo Extensionista Viver IFRS -Poa inspirou-se em projetos como o Rondon Nacional e o Núcleo Extensionista Rondon - UDESC buscando proporcionar uma experiência de extensão aos estudantes participantes através de maior interação destes com os meios cultural e social. A proposta foi adaptada aos estudantes do IFRS recriando metodologias para estruturação das propostas e abordagens. Integrado ao Núcleo, o Evento Operação Filhos de Sepé consistiu em uma ação de imersão desenvolvida no Assentamento Rural Filhos de Sepé. Na ação foram realizadas dezoito oficinas de diversas temáticas envolvendo trocas de saberes tradicionais e conhecimentos científicos. Relatos das avaliações individuais e coletivas sinalizam o potencial da ação, sua intensidade e contribuição positiva aos estudantes e à comunidade abrangida.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília/DF, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Política de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Rio Grande Sul: Conselho Superior do IFRS (CONSUP), 2017.

DIEL, Ricardo. Gerenciamento de recurso hídricos: um estudo de caso no Assentamento Filhos de Sepé, Viamão(RS). 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

PET - Programa especial de Treinamento (PET-GEOGRAFIA UFRGS). Diagnóstico sociocultural e de percepção ambiental do Assentamento Filhos de Sepé - Viamão/RS. Relatório de Pesquisa: Porto Alegre, 2004. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B03f5_x-4RZfRnNGTWNaWVA0Mnc/view>. Acesso em: jun.2018.

RIBEIRO, Ana Paula. Agricultura familiar em Área de Proteção Ambiental: o caso do Assentamento Filhos de Sepé - Viamão/RS. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS