Oficinas sociais: integração com a comunidade

Autores

  • Fernanda Caumo Theisen IFRS
  • Natálie Pacheco Oliveira, Mestre IFRS - Campus Erechim
  • Alessandra Tonin Incerti IFRS - Campus Erechim
  • Cleici Naiara Rios Reolon
  • Gleci Iria Budrys Lerin

Palavras-chave:

Resíduo têxtil, Artesanato, Trabalho, Ação de extensão

Resumo

O presente trabalho relata a oferta de cursos de capacitação para pessoas de comunidades da região de abrangência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim. O objetivo é desenvolver ações de qualificação dos participantes permitindo a sua inserção no mundo do trabalho ou a obtenção de renda extra, e assim estimular a cidadania e autoestima com vistas a consciência ambiental e ao desenvolvimento regional. O projeto foi desenvolvido em parceria com instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social e com indústrias de Confecção da região. Utilizando principalmente resíduos têxteis fornecidos pelas indústrias o IFRS desenvolveu oficinas de capacitação para o público atendido pelas instituições parceiras e para o público em geral. Nota-se a satisfação e aproveitamento das participantes com as aprendizagens, as quais realizam com dedicação as propostas oferecidas e demonstram interesse na continuidade das atividades ao término das oficinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, P. de M.; SILVA, F. R. M. da.; FISCHER, T. Potencialidades do artesanato no desenvolvimento de destinos turísticos criativos e sustentáveis. Book of Proceedings – Tourism and Management Studies International Conference Algarv, vol.1. 2012. Disponível em: < http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/viewFile/408/691>. Acesso em 03/03/2018.

MANZINI, E; VEZZOLI, C. Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2008.

SANTOS, A. P. L; FERNANDES, D. S. Análise do impacto ambiental gerados no ciclo de vida de um tecido de malha. Florianópolis. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 4, n. 7, p. 1-17, 2012. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/1483. Acesso em 03/03/2018.

SEBRAE. Artesanato é fonte de emprego e renda na Bahia. Disponível em:< http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artesanato-e-fonte-de-emprego-e-renda-na-bahia,6c1ad53342603410VgnVCM100000b272010aRCRD >. Acesso em 03/03/2018.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS