Caminhos do alimento: os rumos entre o solo e o prato

Autores

  • Aline Hentz
  • Itapuã Rosa Cardoso
  • Matheus da Silva Peixoto

Palavras-chave:

Agroecologia, Agricultura familiar, Segurança alimentar.

Resumo

O relato “Caminhos do alimento: novos rumos” apresenta atividades e demais pontos relevantes desenvolvidos em um evento sobre agroecologia no IFRS - Campus Porto Alegre. Evento este que, dada sua temática, complementou as problemáticas das principais práticas de produção de alimento no Brasil abordadas em uma ação anterior a esta, a qual tinha como título “Os (des)caminhos do alimento: do solo ao prato”, e o segundo, trouxe alternativas para fugir dos padrões de consumo e produção de alimentos sem o olhar sustentável, que busca o equilíbrio socioambiental e econômico. A atividade contou com a presença de especialistas da área, atores da produção agroecológica, professores, alunos e comunidade em geral, de tal forma que as contribuições evidenciaram os pormenores da importância de se considerar a agroecologia como o melhor meio de produção de alimentos, tendo em vista a necessidade da soberania e segurança alimentares, por meio do estímulo ao pensar crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Hentz

Mestra em Geografia Docente da Área de Ciências Ambientais e Biológicas no IFRS - Campus Porto Alegre.

Itapuã Rosa Cardoso

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental no IFRS - Campus Porto Alegre.

Matheus da Silva Peixoto

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental no IFRS - Campus Porto Alegre.

Referências

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável/ Miguel Altieri. 4ed. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

AMIGOS DA TERRA - BRASIL. Cinturão Verde de Porto Alegre: território em disputa. Dez. 2014. Disponível em: <https://amigosdaterrabrasil.wordpress.com/2014/12/08/cinturao-verde-de-porto-alegre-territorio-em-disputa/>. Acesso em: 29 maio 2018, 15:00:30.

ARTICULAÇÃO NACIONAL DE AGROECOLOGIA. Soberania e segurança alimentar na construção da agroecologia : sistematização de experiências / [Org. Silvia do Amaral Rigon... et al.] ; Grupo de Trabalho em Soberania e Segurança Alimentar da Articulação Nacional de Agroecologia - GT SSA/ANA. - 1.ed. - Rio de Janeiro : FASE, 2010.

BLOG TEIA ORG NICA. Arroz Ecológico: alimento iluminado. Jun. 2015. Disponível em: <https://vivagreen.com.br/organicos/arroz-ecologico-alimento-iluminado/>. Acesso em: 29 maio 2018, 15:07:30.

MEIRELLES, Laércio Ramos. RUPP, Luis Carlos. Biodiversidade: passado, presente e futuro da humanidade. [Org. Laércio Ramos Meirelles e Luis Carlos Deil Rupp]; Ministério do Desenvolvimento Agrário - Brasil: Centro Ecológico, 2006.

NOSSO FUTURO ROUBADO. Projeto PANCs - plantas alimentícias não convencionais. Jan. 2014. Disponível em: <https://nossofuturoroubado.com.br/projeto-pancs-plantas-alimenticia-nao-convencionais-valdely-kinupp-coletivo-catarse/>. Acesso em: 29 maio 2018, 14:52:30.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS