Música na escola: práticas e reflexões em educação musical além dos muros do IFRS

Autores

  • Natália da Silva Wouters Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS.

Palavras-chave:

Educação musical. Música na escola. Oficinas de instrumentos.

Resumo

Desde 2016, o projeto de extensão Música na Escola: práticas e reflexões, vinculado ao Programa Música no IFRS - campus Osório e com as parcerias da 11ª Coordenadoria Regional de Educação e da Prefeitura Municipal de Maquiné/RS, vem propondo o contato do campus Osório com a Escola Estadual Quilombola Santa Teresinha, em Maquiné. A ação objetiva a musicalização e o desenvolvimento sociocultural dos participantes (alunos dos 7º, 8º e 9º anos), consiste em encontros quinzenais da equipe do projeto com alunos e professores da Escola Estadual, nas dependências da mesma, intercalados com reuniões internas de planejamento. Com o seu desenvolvimento, tornou-se possível compreender que a atuação do IFRS vai além da sala de aula, proporcionando a inserção dos bolsistas na comunidade, por meio de ações que exploram a diversidade cultural, acarretando no amadurecimento dos participantes. Assim, o projeto é capaz de levar a educação musical além dos muros do IFRS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.639, de 2003. Inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

BRASIL. Lei 13.278, de 02 de maio de 2016. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.

PRASS, L.. Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa: musicalidade quilombolas do sul do Brasil. Porto Alegre: Meridional LTDA, 2013.

SOUZA, Jusamara. (Org.) Aprender e ensinar música no cotidiano: pesquisas e reflexões. In: Souza, Jusamara. (Org.) Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, p.7- 12, 2008.

_______. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS, 2000a.

_______. A experiência musical cotidiana e a pedagogia. In: Souza, Jusamara. (Org.) Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS, p.33-43, 2000b.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS