Compostagem no campus: uma ferramenta para a educação ambiental

Autores

  • Letícia Peres De Sena Instituto Federal de Ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS
  • Alexsandro Neves Garcia

Palavras-chave:

Educação ambiental, Compostagem, Vermicompostagem

Resumo

A técnica da compostagem provoca a reciclagem dos resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para o solo. O ser humano, como gerador de lixo, tem a responsabilidade de reduzir, reutilizar e reciclar. Sendo assim, uma instituição de Educação, Ciência e Tecnologia tem o dever de promover a conscientização ambiental e gerir sua própria produção de resíduos. Por causa desses propósitos, este projeto de extensão visa desenvolver a prática de compostagem no Campus Rio Grando do Instituto Federal do Rio Grande do sul (IFRS), integrando outras instituições da região por meio de oficinas de sustentabilidade. Com uma abordagem qualitativa, é um estudo de caso  realizado no Campus Rio Grande, onde foi montada uma composteira, que recebe os restos de alimentos do local. A técnica utilizada foi vermicompostagem em leiras, resultando em um composto estável, escuro e muito fértil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LIMA, Géssica Adrielle Augusta; DIAS, Carlos ALberto Cunha; LIMA E LIMA, Anderson Henrique, Compostagem de resíduos sólidos orgânicos como tema incentivador de educação ambiental. Composting of organic waste as incentive in environmental education. Scientia Plena, v. 12, n.6, 2016). Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3134/1477 Acesso em 04 out. 2019.

RIBEIRO, A. L. et al. Avaliação de barreiras para implementação de um sistema de gestão
ambiental na UFRGS. In: XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Porto Alegre,
2005. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/38064>. Acesso em 04 out. 2019.

TAUCHEN, J. A. Um modelo de Gestão Ambiental para a Implantação em Instituições de ensino superior, 2007, 149pp. Dissertação (Mestrado em Engenharia), Universidade de Passo Fundo, 2007

TAUCHEN, J.; BRANDLI, L.L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão e Produção, v. 13, n. 3, p. 503-515, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v13n3/11.pdf>. Acesso em: 04 out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS