Aprender é bom, na prática é melhor ainda!

Autores

  • João Kops Simon
  • Jênifer Thaís Graebin
  • Letícia Vedana de Andrade
  • Cínthia Gabriely Zimmer Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Química, Metais, Laboratório, Aula prática, Escola pública

Resumo

Há tempos vem se debatendo sobre a importância das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem. É como se fosse preciso provar que é verdade o que foi dito na teoria. Contudo, pesquisas indicam que apenas 11% das escolas públicas tem laboratório para essas atividades. Assim sendo, esse projeto propôs desenvolver aulas experimentais sobre a química dos metais e proporcioná-las àqueles que não tem acesso a um laboratório. As aulas foram ofertadas para alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas da região do Vale do Caí, onde eles puderam vivenciar uma aula no laboratório de química do IFRS Campus Feliz, como também de forma itinerante onde os integrantes do projeto foram até as escolas realizar a aula experimental. Relatos dos alunos indicaram que os experimentos auxiliaram no entendimento do estudo da química, tirando o estigma da dificuldade dessa disciplina. O projeto despertou nesses alunos maior interesse pela ciência e tecnologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, T. Y. I; COSTA, M. B. O Laboratório de Ciências e a Realidade dos Docentes das Escolas Estaduais de São Carlos-SP. Química nova na escola, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 208-214, 2016.
CASTRO, F. Escassez de laboratórios de ciências nas escolas brasileiras limita interesse dos alunos. Revista Quanta, 2017. Disponível em: https://www.revistaeducacao.com.br/escassez-de-laboratorios-de-ciencias-nas-escolas-brasileiras-limita-interesse-dos-alunos-pela-fisica/. Acesso em: 15 out. 2019.
CRUZ, J. B. da. Laboratórios. Brasília, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013620.pdf. Acesso em: 24 out. 2019.
FERRACIOLI, L. Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n. 2: p. 180-194, 1999.
PRESSENTIN, S. Explorando a motivação para estudar Química. Química Nova, v. 23, n. 2: p. 401-404, 2000.
RIBEIRO, M. O Globo. São Paulo, 2013. Seção Educação. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/so-11-das-escolas-brasileiras-tem-laboratorio-de-ciencias-10804574. Acesso em: 22 out. 2019.
SALESSE, Maria Teixeira. A experimentação no ensino de Química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2008. Monografia de Especialização (Especialização em Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS