Experiência pedagógica e jogos matemáticos desenvolvidos em Escolas Públicas de Ensino Fundamental de Ibirubá através do PIBID

Autores

  • RAMONE TRAMONTINI Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Mônica Giacomini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Daniela Prediger Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer
  • Luis Carlos Bervian Escola Estadual de Ensino Fundamental Edmundo Roewer
  • Angélica Reichert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Cibele Luisa Peter Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Keila Daniela Garmatz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Liliane Da Nunciação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Maiara Aparecida De Freitas Plentz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Sara Luana Dietrich Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Simone Bohrz Benini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Recurso Pedagógico

Resumo

Pretende-se, neste relato, descrever alguns dos jogos matemáticos desenvolvidos e experiências adquiridas com a participação no subprojeto “Recursos e Práticas Motivadoras e suas Diferentes Formas de Comunicação no Ensino da Matemática”, através do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência), apoiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá. Foram desenvolvidas atividades utilizando jogos, como Trilha Algébrica, Dominó das Medidas, Dominó de Ângulos e Banco Imobiliário na Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana e no Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer, no período de 2014 a 2017, no Município de Ibirubá-RS, em turmas do 6º, 7º e 8º anos.

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Biografia do Autor

RAMONE TRAMONTINI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Professora EBTT na área de Matemática

 

Mônica Giacomini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Professora EBTT na área de Matemática

Daniela Prediger, Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer

Professora supervisora de escola pública

Luis Carlos Bervian, Escola Estadual de Ensino Fundamental Edmundo Roewer

Professor supervisor de Escola Pública

Angélica Reichert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Estudante

Cibele Luisa Peter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Estudante

Keila Daniela Garmatz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Estudante

Liliane Da Nunciação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Estudante

Maiara Aparecida De Freitas Plentz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Estudante

Sara Luana Dietrich, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Estudante

Simone Bohrz Benini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Estudante

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática de 5ª à 8ª série. Brasília: MEC / SEF, 1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 29 dez. 2017

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Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS