Pibid-IFRS: Contexto e ações do subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza

Autores

  • Aline Grunewald Nichele Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Andréia Modrzejewski Zucolotto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
  • Cassiano Pamplona Lisboa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
  • Márcia Bündchen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Formação inicial de professores, Pibid.

Resumo

O subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza do Programa Institucional de Iniciação à Docência foi desenvolvido de abril de 2014 a fevereiro de 2018, no campus Porto Alegre do IFRS. Esse relato resgata os objetivos e as atividades executadas pelo grupo do referido subprojeto descrevendo sua organização e contribuições para a Educação Básica. O contexto do curso e a intencionalidade da formação inicial de professores indicam as escolhas para o planejamento das ações. A partir dele se descreve a estrutura e organização implementadas, as quais dão condições para a execução de inúmeras atividades voltadas para a Educação Básica. O impacto das ações do subprojeto é discutido considerando-se a participação dos licenciandos ao longo da vigência do projeto (Edital 61/2013) e os produtos gerados pelos  bolsistas de iniciação à docência que atuam conjuntamente com os supervisores nas escolas, sob orientação da Coordenação de Área do subprojeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Grunewald Nichele, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Doutora em Educação. Docente de Química no IFRS - Campus Porto Alegre.

Andréia Modrzejewski Zucolotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

Doutora em Educação. Docente de Educação em Química do IFRS - Campus Porto Alegre.

Cassiano Pamplona Lisboa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

Doutor em Educação. Docente de Educação em Ciências do IFRS - Campus Porto Alegre.

Márcia Bündchen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

Doutora em Ecologia e Conservação. Docente de Biologia do IFRS - Campus Porto Alegre.

Referências

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, CAMPUS PORTO ALEGRE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química. Porto Alegre, 2017.

MOREIRA, A e CANDAU, V. (2006). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2006.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS