O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência IFRS: Projeto desenvolvido entre 2014 e 2018

Autores

  • Andréia Modrzejewski Zucolotto IFRS - Campus Porto Alegre
  • Jader da Silva Netto IFRS

Palavras-chave:

Pibid-IFRS. Formação de professores. Ações desenvolvidas.

Resumo

Esse relato apresenta o projeto institucional Pibid-IFRS vigente no período de março de 2014 a fevereiro de 2018, destacando sua estruturação na instituição, principais objetivos e resultados alcançados além de uma breve análise dos produtos gerados e sobre a permanência dos bolsistas de iniciação à docência. As experiências vivenciadas no Pibid têm proporcionado aos bolsistas, não apenas uma visão sobre o funcionamento e a rotina do ambiente escolar, mas também reflexões cuja amplitude se estende ao papel social da escola, aos limites e potencialidades subjacentes à ação docente. Consideramos que o Pibid constitui um importante espaço de diálogo que envolve desde os estudantes das escolas de Educação Básica parceiras até os coordenadores em seus diferentes itinerários formativos. Implica um processo constante de (re)pensar que não se restringe às metodologias de ensino, mas que envolve discussões acerca das políticas públicas de formação de professores em nível institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Modrzejewski Zucolotto, IFRS - Campus Porto Alegre

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Licenciada em Química. Docente de Educação em Química do IFRS - Campus Porto Alegre

Jader da Silva Netto, IFRS

Doutor em Ensino de Física. Docente de Física do IFRS - Campus Bento Gonçalves

Referências

BRASIL. Presidência da República. DECRETO Nº 7.219, DE 24 DE JUNHO DE 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 23 de abril de 2016.

PIBID IFRS. Jader da Silva Neto. Coordenador Institucional Pibid Ifrs (Org.). Projeto Institucional PIBID IFRS. Bento Gonçalves, 2013. 27 p.

NÓVOA, António. O Regresso dos Professores. Lisboa: Repositório da Universidade de Lisboa, 2007. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/687/1/21238_rp_antonio_novoa.pdf. Acesso em: 20 ago 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS