Elaboração de materiais didáticos lúdicos para aulas de química no 1º ano do ensino médio

Autores

  • Aline Grunewald Nichele Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Kênya Silva dos Santos Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre
  • Leonara Patrícia Dall’Onder Colégio Estadual Inácio Montanha

Palavras-chave:

Material didático. Ensino de química. Modelos atômicos. Tabela Periódica.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) teve, entre seus intuitos, a revitalização de espaços experimentais e a produção de materiais educacionais. Uma das atividades dos bolsistas do PIBID no Colégio Estadual Inácio Montanha (CEIM) foi a confecção de materiais didáticos lúdicos que contribuam para a melhor compreensão do conteúdo trabalhado. O emprego de materiais didáticos lúdicos auxilia para o processo de ensino-aprendizagem, tornando mais simples e criativa a compreensão do assunto abordado. No decorrer das aulas, os estudantes do 1o ano do ensino médio do CEIM apresentaram dificuldades nos conteúdos sobre modelos atômicos e tabela periódica. Devido à importância do entendimento desses conteúdos para se avançar na compreensão da Química, teve-se como objetivo elaborar representações de quatro modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr) e um jogo de cartas sobre a tabela periódica e suas propriedades. Nesse trabalho, descrevemos a elaboração desses materiais didáticos lúdicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Grunewald Nichele, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Doutora em Educação. Mestre em Química Orgânica. Especialista em Informática em Educação. Professora de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

Kênya Silva dos Santos Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

Leonara Patrícia Dall’Onder, Colégio Estadual Inácio Montanha

Professora de Biologia do Colégio Estadual Inácio Montanha.

Referências

DUNLAP, K.; Elements - Experiments in Character Design. Disponível em: <http://kcd-elements.tumblr.com/>. Acesso em: 10/05/2017.

FONSECA, M. R. M. da. Química. 1ª. Ed. São Paulo: Ática, 2013. v. 1.

FURLAN, G; O lúdico como ação motivadora no ensino da Tabela Periódica. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_cien_artigo_gisele_furlan.pdf>. Acesso em: 09/05/2017.

LIMA, K. de O.; SILVA, G. M. da; MATOS M. S. Análise das dificuldades encontradas por estudantes do Ensino Médio na construção de relações entre modelos atômicos, distribuição eletrônica e propriedades periódicas. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Brasília, DF, Brasil. 2010. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0924-1.pdf>. Acesso em: 25/05/2017.

MELO, M. R.; NETO, E. G. de. Dificuldades de Ensino e Aprendizagem dos Modelos Atômicos em Química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 112-122, Maio 2013. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/08-PE-81-10.pdf>. Acesso em: 19/05/2017.

PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L do. Química na abordagem do cotidiano. 4ª. ed. São Paulo: Moderna, 2006. V. 1.

ROCHA, M. F.; LIMA, I. C de; VICTOR, C. M. B; SANTANA, I. S. de; SILVA, L. P. Jogos Didáticos no Ensino de Química. Formação de professores: interação Universidade - Escola no PIBID/UFRN, v. 2, p. 11-33, 2011.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS