Apicultura no município de Ibirubá e região em 2017

Autores

  • Renata Porto Alegre Garcia Doutora em Zootecnia. Docente de Zootecnia no IFRS - Campus Ibirubá.
  • Letícia Guadagnin Vogel Estudante do Curso de Agronomia IFRS – Campus Ibirubá.
  • Renan Peruzzo Estudante do Curso de Agronomia IFRS – Campus Ibirubá.
  • Talita Vieira Broca Estudante do Curso de Agronomia IFRS – Campus Ibirubá.
  • Aline Franken Deutsch Agrônoma- Extensionista EMATER-RS/ASCAR.
  • Gabriel Braatz da Rosa Estudante do Curso Técnico em Agropecuária IFRS – Campus Ibirubá.
  • Oneide Ernesto Kumm Técnico em Agropecuária - Extensionista EMATER-RS/ASCAR.

Palavras-chave:

Ação extensionista. Apicultor. Criação de abelhas.

Resumo

Saber manejar adequadamente as colmeias é fundamental para evitar a mortalidade das abelhas e proporcionar bons índices produtivos. O Projeto Fortalecimento da Apicultura no Município de Ibirubá e Região, iniciado em 2017, teve como objetivo compreender a realidade dos apicultores, prestar assistência técnica, capacitar os apicultores através de cursos e palestras, integrar os pofissionais dessa área, além de proporcionar formação a técnicos em agropecuária e agrônomos, desenvolver o LApis (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Apicultura / IFRS - Campus Ibirubá) e fortalecer a apicultura no município de Ibirubá e região. As ações realizadas pelo projeto, em 2017, foram: criação do grupo de apicultores no Whatsapp, palestras sobre apicultura, caracterização da atividade de apicultura, roda de discussões, curso de manejo básico de apicultura, minicurso de criação de abelhas na Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MOEPEX) do IFRS - Campus Ibirubá e participação no evento #VemProIF. O projeto continua e tem auxiliado no desenvolvimento da apicultura da região. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GARCIA, R. P. A., THEISEN, M. C., CORD, R. D., GUEDES, M. F., SCHNEIDER, L. M. Ações de extensão visando desenvolver a apicultura em Ibirubá e região. Viver IFRS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Pró-Reitoria de Extensão., Bento Gonçalves, RS, p. 64 - 67, 01 jul. 2016.

SABBAG, O. J; NICODEMO, D; Viabilidade econômica para produção de mel em propriedade familiar. Pesq. Agropec. Trop., Goiânia, v. 41, n. 1, p. 94-101, jan./mar. 2011.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS