Doze horas pela Vida

Autores

  • Elisabete Bongalhardo Acosta IFRS
  • Simone A. Spotorno Marchand IFRS

Palavras-chave:

Educação Física, Vida, Existência, Protagonismo, Extensão.

Resumo

O evento “12 Horas Pela Vida” é uma proposta baseada no princípio de conservação da vida e, em seu sentido mais amplo, no da existência. O objetivo foi propor ações no espaço de tempo de 12 horas encadeadas entre si, que estivessem voltadas para a valorização da vida na contemporaneidade e possibilitassem aproximações com temas como a saúde, o lazer, a cidadania e a ética. Coube aos alunos a organização das atividades. O evento destinou-se aos funcionários, professores, alunos do IFRS - Campus Rio Grande e convidados. Os objetivos do projeto foram plenamente alcançados, ou seja, concederam ao aluno a possibilidade de protagonizar uma ação de extensão em todas as suas etapas. A realização dessa experiência permitiu a consolidação de outras práticas dentro da disciplina de Educação Física no Ensino Médio Técnico, apresentando-se como um desafio aos participantes, o que lhes exigiu criatividade, bom senso e inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens códigos e suas tecnologias. Vol.1. Brasília: MEC/SEB.

CORRÊA, A. L; SILVA, P. R.; MEGLHIORATTI, F. A.; CALDEIRA, A. M. Filosofia e História da Biologia. Aspectos históricos e filosóficos do conceito de vida: contribuições para o ensino de biologia. v. 3, p. 21-40, 2008.

IFRS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Projeto Pedagógico de Curso-PPC/2019 - Campus Rio Grande, Disciplina Educação Física, aprovado no prelo.

MITRE et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde; debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, v.13, supl.2, Rio de Janeiro, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS