Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Viver IFRS tem como objetivo principal divulgar as ações de extensão realizadas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e de suas comunidades de abrangência, em prol do desenvolvimento social e cultural. 

Anualmente são publicados reportagem e relatos de experiências, em língua portuguesa, de caráter teórico-prático, oriundos das atividades realizadas por servidores e estudantes do IFRS em programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, desenvolvidas no ano anterior ao da publicação da revista e recomendadas pela CGAE do campus/reitoria.

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

O editorial apresenta a edição da revista e a visão da Pró-reitoria de Extensão, sendo responsabilidade da Comissão Editorial.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Os relatos de experiências são textos submetidos por extensionistas, de modo a socializar os saberes, os fazeres e os resultados das ações de extensão,devidamente registradas no sistema de gerenciamento utilizado pelo IFRS e recomendadas pela Comissão de Gerenciamento das Ações de Extensão (CGAE) do campus/reitoria.

O texto deverá descrever as experiências vivenciadas, apresentar o que motivou a realização da ação de extensão, seu desenvolvimento, sua relevância social e sua importância para a comunidade atendida.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

REPORTAGEM

A reportagem é desenvolvida pela equipe de jornalistas que compõem a Comissão Técnica com temática definida pela Comissão Editorial.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial, quanto aos seguintes requisitos:

  1. Linha editorial da revista;
  2. Relevância institucional e social da ação;
  3. Clareza textual, objetividade e organização sequencial de ideias;
  4. Conformidade à metodologia de relato de experiência.

A avaliação poderá considerar o relato de experiência aprovado, aprovado com necessidade de ajustes ou recusado.

O autor poderá acompanhar o fluxo editorial pelo sistema da Revista Viver IFRS. As decisões serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas na página do usuário.

A Comissão Editorial reserva-se o direito de não publicar textos modificados ou em desacordo com as normas gramaticais vigentes.

O contato com a Equipe Editorial deverá ser feito por meio do sistema ou pelo e-mail viverifrs@ifrs.edu.br

 

Periodicidade

A periodicidade da revista Viver IFRS é anual.

A revista terá sua circulação no formato eletrônico.

Eventualmente a Pró-reitoria de Extensão poderá disponibilizar a versão impressa, ISSN 2318-9665.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.