Diagnóstico das concepções e das práticas de biossegurança entre alunos do IFRS – Campus Porto Alegre

Autores

  • Cassiano Pamplona Lisboa IFRS, Campus Porto Alegre
  • Karin Tallini IFRS, Campus Porto Alegre
  • Carmynie Barros e Xavier

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i03.3015

Resumo

O diagnóstico das concepções e das práticas de biossegurança entre estudantes usuários dos laboratórios de ensino do IFRS – Campus Porto alegre é de suma importância para a elaboração de um programa de sensibilização em biossegurança a ser aplicado na Instituição. Os alunos ingressantes nos cursos Técnicos em Biotecnologia e Segurança do Trabalho, e no curso superior de Licenciatura em Ciências da Natureza formam a amostra estudada por pertencerem a um grupo de risco, uma vez que, os profissionais egressos dessas áreas poderão trabalhar em ambientes laboratoriais, tendo maior exposição a agentes químicos, físicos e biológicos em relação à população em geral. A exploração do campo de pesquisa foi realizada através do acompanhamento das aulas práticas e da realização de entrevistas por meio de questionários. Além disso, para a coleta dos dados, utilizou-se anotações em diário de campo e gravações (de áudio) das entrevistas. Analisando-se os resultados dos questionários, pode-se perceber que mais de 30% dos alunos ingressantes apontaram ter conhecimento sobre biossegurança e também sobre a separação de resíduos laboratoriais. Em contrapartida, apenas 12,7% dos entrevistados indicaram conhecer o termo biossegurança. Todos os participantes da pesquisa consideraram importante a presença da disciplina biossegurança no currículo dos respectivos cursos, contudo, a maioria não identificou o laboratório como um local perigoso.

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Publicado

2020-10-22