Análise anatômica e histoquímica das folhas de Eugenia uniflora l.

Autores

  • Amanda Brandt Beschorner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre
  • Márcia Bündchen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i03.2563

Resumo

­­­­Eugenia uniflora L. (Myrtaceae) é uma árvore nativa cujas folhas têm propriedades farmacológicas conhecidas da tradição popular. Visando complementar as abordagens anatômicas e fitoquímicas sobre a espécie, realizou-se a caracterização das suas folhas. Folhas completamente expandidas foram coletadas de dez plantas adultas, fixadas em FAA70 e armazenadas em etanol 70%. Para as análises anatômicas, secções transversais e paradérmicas da lâmina foliar foram coradas e analisadas sob microscopia de luz e em microscopia eletrônica de varredura (MEV). A epiderme unisseriada é coberta com uma cutícula estriada. A folha é hipoestomática e tem estômatos paracítico com distribuição aleatória. Tricomas tectores unicelulares ocorrem predominantemente na região da nervura central somente na face abaxial da folha. O mesofilo é dorsiventral e cavidades secretoras com conteúdo lipídico adentram o parênquima clorofiliano, em posição subepidérmica. Cristais de oxalato de cálcio ocorrem distribuídos no mesofilo e nos bordos foliares. A nervura central apresenta feixe vascular bicolateral envolvido pela bainha esclerenquimática e colênquima anelar. Nossos resultados contribuem para a consolidação do conhecimento anatômico sobre Eugenia uniflora L.

Biografia do Autor

Amanda Brandt Beschorner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre

Técnica em Biotecnologia pelo IFRS, campus Porto Alegre.  Trabalho desenvolvido duante o estágio curricular obrigatório do curso Técnico em Biotenologia.

Márcia Bündchen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre

Bióloga, Doutora em Ecologia e Conservação. Docente do Curso Técnico em Biotecnologia, Área de Ciência Biológicas e Ciências Ambientais do IFRS, campus Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2020-10-22