A Biotecnologia como formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i4.4226

Resumo

A Biotecnologia é apontada como área do futuro; vem despertando interesse dos pesquisadores e cientistas de institutos, universidades e indústrias e empresas. Para que ocorra o seu desenvolvimento, é necessário que os autores sociais estejam interagindo, conforme prevê a Política de Desenvolvimento para a Biotecnologia – PDB. O objetivo deste estudo foi demonstrar a necessidade de formar profissionais a nível de doutorado, na área da biotecnologia, para atuarem na docência, ciência e tecnologia, no Estado de Pernambuco. Para embasamento do tema, utilizou-se como fonte de pesquisa bibliográfica, livros, acesso a Plataforma Lattes e periódicos das bases de dados, como: Scielo, BDTD/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Observou-se que no período de 2009 a 2019 as nucleadoras pernambucanas do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia – PPGB-RENORBIO formaram 150 doutores, sendo: 40% na área de biotecnologia em saúde, 22,7% em agropecuária, 20,7% em industrial e 16,6% em recursos naturais e foram depositadas 97 patentes. Conclui-se a necessidade de preparar profissionais com forte embasamento científico nas áreas da biotecnologia, para que a biodiversidade existente no Nordeste brasileiro seja aproveitada de maneira consciente e lucrativa, a fim de beneficiar a sociedade economicamente, socialmente e culturalmente.

Biografia do Autor

Sandra Maria Morgado Ferreira, UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Pará (1984), mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é servidora da Universidade Federal Rural de Pernambuco desenvolvendo suas atividades em um programa de pós-graduação em nível de doutorado.

Luciana Calabró, UFRGS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.  

Downloads

Publicado

2021-02-07

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa