Ensino de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio: o que pensam os envolvidos?

Autores

  • Jonas Guimarães Paulo Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral
  • Antônio Nunes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Cedro
  • Marcos Cirineu Aguiar Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v6i1.3204

Resumo

A presente pesquisa aborda o ensino de Física no Ensino Médio (EM) contrastando as realidades vivenciadas por professores e alunos na medida em que se verificam as expectativas dos estudantes e seus desejos quanto à abordagem de Física Clássica (FC) e de Física Moderna e Contemporânea (FMC). Considerando a bibliografia existente sobre o tema, o trabalho partiu do interesse em conhecer as aspirações discentes sobre tópicos de FC e FMC para identificar os temas de FMC que os alunos já estudaram, assim como questões relacionadas ao ensino de Física. Para tanto, foi elaborado um questionário estruturado e aplicado aos alunos de quatro escolas da região norte do Ceará, sendo três públicas e uma particular, visando coletar suas concepções acerca do objeto de pesquisa. Observou-se que há um declínio sucessivo na preferência por tópicos de FMC ao longo das séries do EM e que no 1º e 2º ano a preferência por FMC supera a de FC. Constatou-se também que os livros didáticos nem sempre favorecem a compressão dos conteúdos e que cerca de 37% dos alunos questionados afirmam não conseguir entender ou aplicar os conteúdos de Física ensinados.

Biografia do Autor

Jonas Guimarães Paulo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral

Jonas Guimarães Paulo Neto é estudante do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, polo 56, foi bolsista PIBID e PET, com pesquisas na área do ensino de Física Moderna e Contemporânea, e atua como professor de Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Cedro

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Cedro.

Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú

Possui graduação em Matemática e Física (Habilitação em Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional