O ensino de língua portuguesa em turmas do 3º ano do ensino médio: uma análise a partir da prova de “linguagens, códigos e suas tecnologias” do ENEM

Autores

  • Marilda Vinhote Bentes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
  • Ana Aparecida Vieira de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i1.2413

Resumo

O presente artigo originou-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, realizado em 2012, com duas escolas públicas estaduais em Boa Vista (RR), cujos resultados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apresentaram a maior e a menor nota, respectivamente. Para tanto, buscaram-se subsídios teóricos e práticos na literatura e em uma pesquisa de campo, a partir da aplicação de questionários e também da comparação entre as avaliações realizadas pelas escolas com a prova aplicada pelo exame nacional. O objetivo foi verificar aspectos metodológicos e avaliativos que envolvem o manejar da disciplina de Língua Portuguesa nas instituições observadas, a fim de entender o quanto o que é realizado na escola aproxima-se ou afasta-se do que é exigido pelo ENEM. Os principais referenciais utilizados consistem nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quais há quase duas décadas primam pelo ensino contextualizado em uma abordagem a partir de gêneros textuais. Na pesquisa de campo, foi possível conhecer o perfil dos professores que ministram a disciplina de Língua Portuguesa, verificar a forma de ensino por eles adotada nas duas instituições e compará-la às provas do ENEM. Ademais, foi possível saber o que pensam os alunos em relação às aulas de língua portuguesa e no que tange à prova do ENEM. O que se observou foram duas escolas com professores que possuem perfis semelhantes e o mesmo tipo de ensino, embora os resultados sejam muito diferentes, o que sugere haver outros fatores que interferem nesses resultados e merecem novas investigações.

Biografia do Autor

Marilda Vinhote Bentes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Roraima (2008), graduação em Letras pela Universidade Estadual de Roraima (2013) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Roraima (2016). Atualmente é diretora de Extensão, Programas Especiais e Ações Inclusivas e professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e língua espanhola, espanhol e didática, interdisciplinaridade e sociointeracionista.

Ana Aparecida Vieira de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Docente de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima, (IFRR), Campus de Boa Vista, RR. Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. Boa Vista - Roraima, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional