Marketing de relacionamento: estudo das estratégias que visam a satisfação dos clientes de uma fábrica de rações

Autores

  • Alana Laís Fahl UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
  • Adriane Fabricio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
  • Liane Beatriz Rotili UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ http://orcid.org/0000-0003-4425-5892
  • Daniel Knebel Baggio UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
  • Linéia Carneiro UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2373

Resumo

O termo marketing de relacionamento é utilizado para todos os serviços de uma organização que visam atrair, manter e conquistar o cliente, transformando clientes eventuais em clientes fiéis (BERRY,1983; GRÖNROOS, 1994; MORGAN; HUNT, 1994; ROBICHEAUX; COLEMAN,1995; KOTLER, 1998; LOPES; FREITAS; MOTA, 2015). Diante desse contexto, o objetivo deste estudo é analisar as estratégias utilizadas para satisfazer os clientes de uma fábrica de ração da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir da avaliação da percepção dos clientes e do público interno da empresa. Metodologicamente, este estudo é uma pesquisa aplicada, descritiva, quantitativa. Os resultados obtidos demostraram que os clientes estão, em geral, satisfeitos com as estratégias da empresa no que tange à qualidade (77%), à apresentação e linha (75%) e ao preço (67%) dos produtos, sendo que a qualidade dos produtos é citada pela maioria dos clientes como fator de conquista dos mesmos (28%) e como fator de recompra (31%), dados corroborados pelo público interno.

Biografia do Autor

Alana Laís Fahl, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

Bacharel em Administração - DACEC/UNIJUI

Adriane Fabricio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

Doutoranda Administração - PPGA - UFSM

Prof. Ms Administração - DACEC - UNIJUÍ

Liane Beatriz Rotili, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

Mestranda em Desenvolvimento Regional - PPGDES/UNIJUI
Bolsista PROSUP/Capes
Pesquisadora dos Grupos: GPCET - PPGA/UFSM e GEPOG - PPGDES/UNIJUI
Bacharel em Administração - DACEC/UNIJUI 

Daniel Knebel Baggio, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

Prof. Dr Administração - PPGDES - UNIJUÍ

Especialista em Marketing - DACEC - UNIJUI 

Doutor em Contabilidade - Universidad Zaragoza - Espanha

Linéia Carneiro, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

Mestranda em Desenvolvimento Regional (UNIJUI)
Pós-Graduanda MBA Gestão de Pessoas (UNIJUI)
Bacharel em Administração (FAISA)

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional