Efluente de Tambacus (Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887 X Colossoma macropomum Cuvier, 1818) para produção de alfaces (Lactuca sativa L.) em sistema aquapônico

Autores

  • Otávio Miranda Verly Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres
  • Monique Virães Barbosa dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres
  • Cristian Jacques Bolner de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres
  • Natália Cardoso Procópio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres
  • Júlio Cézar Passos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2231

Resumo

A aquaponia alia a produção de vegetais e peixes, garantindo produção com menor impacto ao meio ambiente. Neste sistema, a água de drenagem do cultivo dos peixes, rica em matéria orgânica, é reaproveitada como fonte de nutrientes para os vegetais. O objetivo deste trabalho foi projetar um sistema de aquaponia de baixo custo e investigar seu funcionamento considerando a qualidade de água e o crescimento de tambacus e alfaces. O trabalho foi realizado no Laboratório de Piscicultura do IFMT Campus Cáceres, por 67 dias. O sistema foi composto por duas caixas, sendo uma de 72L, onde foram colocados seis juvenis de tambacus e uma bomba para recirculação; e outra de 50L, onde foram plantadas 12 mudas de alface em argila expandida. Os peixes foram alimentados duas vezes ao dia com ração extrusada. Foram feitas análises da temperatura, pH, nitrito e amônia da água duas vezes por semana; enquanto a aferição do comprimento e peso dos peixes e das alfaces ocorreu no início e no fim. Foi observado que os tambacus e as alfaces obtiveram um baixo desempenho, e ainda que os valores de amônia e nitrito, que estavam tóxicos no início, reduziram-se a zero ao longo do experimento. A proporção peixe vegetal utilizada foi insuficiente para atender a demanda nutricional das alfaces.

Biografia do Autor

Otávio Miranda Verly, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres

Graduando em Engenharia Florestal pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Campus Cáceres. Técnico Florestal formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ji-Paraná (2014). Bolsista de Iniciação Científica FAPEMAT.

Natália Cardoso Procópio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres

Graduando em Engenharia Florestal pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Campus Cáceres. Técnico Florestal formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ji-Paraná (2014). Bolsista de Iniciação Científica PROIC.

Downloads

Publicado

2018-04-24