Relato de observação de aluno com déficit intelectual em escola inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2230

Resumo

Este relato de experiência apresenta o Relatório de Observação realizado junto a aluna com Déficit Intelectual que estuda em Escola Municipal de Ensino Fundamental de Porto Alegre. O Relatório de Observação faz parte da avaliação da Disciplina Alternativas Metodológicas para Aluno com Deficiência Mental, do Curso de Licenciatura da Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi observar como se dá a relação da aluna com a professora, os colegas e o ambiente escolar em uma visão teórica sociointeracionista de Vygotsky. Observou-se, também, se esses relacionamentos interpessoais favorecem o aprendizado da aluna, pois da mediação entre adulto-criança “teremos a formação das funções superiores, o que resultará na internalização de conhecimentos, ferramentas e signos por parte do aluno” (COSTAS, 2012). As observações realizaram-se em diferentes ambientes da escola: na sala de aula, com a professora titular ou referência; com a professora de Educação Física; com a professora de Arte Educação; com o Professor de Educação Especial, na Sala Integrada de Recursos; na aula de Dança; no pátio, durante o recreio; e no refeitório. Houve um acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem da aluna e de como se dá a inclusão na escola.

Biografia do Autor

Zuleika Andradas Albuquerque, Universidade Federal de Santa Maria

Pós Graduada - Especialização em Educação para Diversidade - Faculdade de Educação - FACED UFRGS

Especialização em Pedagogia do Esporte pela UnB - Brasília.

Licenciatura Plena em Educação Física - ESEF- UFRGS

Graduanda Educação Especial - UAB/UFSM

Professora de Educação Física Aposentada da RME - SMED  de Porto Alegre - RS

Professora de Educação Física da Rede Estadual de Porto Alegre

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional