Projeto e execução de bancada para aulas práticas no laboratório do Curso Técnico em Edificações

Autores

  • Josiane de Oliveira Pillar Hinning Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi.
  • Cristiane Sonego Rolim Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi.

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2221

Resumo

O presente trabalho relata a descrição de etapas de um projeto arquitetônico realizado por alunos da modalidade Proeja, atendendo a demanda sugerida na Disciplina de Materiais e Técnicas Construtivas II, para a execução de uma bancada que atendesse as normas de acessibilidade e que tivesse dois pontos de água fria para a utilização em aulas. Através de estudos e dimensionamento, cada aluno elaborou uma proposta da bancada, e após a turma elegeu o projeto que seria executado, bem como as técnicas para a obra. Posteriormente foram realizadas pesquisas de mercado, contato com empresas da construção civil, e os cálculos para separação de materiais necessários para a execução. O desenho escolhido foi digitalizado no software AutoCad, exercitando saberes relacionados as disciplinas de informática do Curso. Também foram feitos estudos relacionados a materiais e técnicas construtivas que seriam empregadas na construção, observando a boa técnica, desde as etapas de impermeabilização, assentamento de tijolos cerâmicos, revestimentos argamassados e cerâmicos, concretagens e pintura. Foi definido que o revestimento seria de pedras para oportunizar a experiência com este tipo de material. A partir do relato de experiência destacamos a ação como estratégia de aprendizagem e principalmente como qualificação do ambiente pedagógico das aulas práticas.

Biografia do Autor

Josiane de Oliveira Pillar Hinning, Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi.

Arquiteta e Urbanista. Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural, com a linha de pesquisa em Arquitetura e Patrimônio Material da Universidade Federal de Santa Maria -RS - UFSM. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - RS - UFSM - Polo Panambi -RS. Graduação em Arquitetura e Urbanismo. (2006). Atualmente atua como Coordenadora do Eixo Infraestrutura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Panambi. Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal Farroupilha. (Dedicação exclusiva). Disciplinas: Materiais e Técnicas Construtivas, Conforto das Edificações, Elementos de Projetos de Arquitetura, Patologias das Construções, Eletiva Maquetes, Saneamento Ambiental. Indicação ao Concurso Ópera Prima, com o Trabalho Final de Graduação intitulado: Agência Centro Regional dos Correios. (2006). Experiência na Docência em Arquitetura e Urbanismo, nas Disciplinas de Projeto de Arquitetura V - Restauro, Projeto de Arquitetura VII - HIS - Habitação de Interesse Social, Estágio Supervisionado I, II e III, Programação Visual Aplicada ao Projeto, Orçamento e Planejamento de Obras e Geometria Descritiva. Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Educação Ambiental e Patrimonial. Atuou como Coordenadora da Comissão de Patrimônio Histórico Cultural de Cruz Alta/RS. (2009-2014). Coordenadora do Núcleo de Planejamento Urbano e Ambiental vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Abastecimento da Prefeitura de Cruz Alta/RS. Arquiteta e Urbanista da Prefeitura de Cruz Alta/RS na Secretaria de Planejamento e Coordenação e Secretaria de Obras/Aprovação de Projetos. (2009-2014). Membro da Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Ambiental da Prefeitura de Cruz Alta. Experiência em Projetos e Execuções de Obras na cidade de Panambi/RS e Região. Projetos Arquitetônicos e Complementares. Aluna Especial do Programa de Pós Gradução PPGEC - UFSM. Gestão de Recursos Hídricos.

Cristiane Sonego Rolim, Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi.

Engenheira Civil, Licenciada em Matemática, Especialista em Educação Matemática e em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão.

Docente do IFFar, Campus Panambi

 

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional