Ensino de física com materiais alternativos: uma experiência com a educação escolar indígena Munduruku

Autores

  • Antônio Nunes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral (IFCE Sobral)/Grupo de Pesquisa em Física Aplicada e Docência (GFAD).
  • Marcos Cirineu Aguiar Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral (IFCE Sobral)

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2161

Resumo

O ensino de ciências utilizando materiais alternativos tem sido destacado por trabalhos científicos como uma excelente oportunidade de superar as dificuldades de acesso a laboratórios didáticos. O tema ganha ainda mais relevância quando falamos da educação escolar indígena Munduruku, uma vez que esses não dispõem de laboratórios em suas aldeias e, até mesmo, o fornecimento de energia elétrica é restrito. Este trabalho consiste no relato de uma experiência, cujo foco foi possibilitar aos cursistas do projeto Ibaorebu de formação integral Munduruku (ação coordenada pela FUNAI em parceria com o IFPA, campus Rural de Marabá e entidades do povo Munduruku), a compreensão de conceitos e fenômenos físicos.  Para isso, fez-se uso de materiais disponíveis na aldeia, como facões, madeira, ligas e caroços de camu. A concretização desta proposta se deu na décima etapa intensiva do referido projeto, durante as aulas ministradas para a turma de Magistério Intercultural I. Como resultado, constatou-se que a metodologia empregada foi satisfatória, uma vez que possibilitou promover o aumento na motivação e, assim, melhorar o interesse e o engajamento dos cursistas nas atividades propostas. Além disso, um dos aparatos construído por eles, o qual denominaram de Parat Mubapukap ou, em nossa língua, peneira ilustrativa, mostrou-se útil para visualizar e ensinar conceitos como onda, energia e processos de transformação de energia.

Biografia do Autor

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral (IFCE Sobral)/Grupo de Pesquisa em Física Aplicada e Docência (GFAD).

Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (UECE/FECLI), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor substituto na Universidade Estadual do Ceará entre 2010 e 2014, foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA), foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI), atuou como professor convidado no Projeto Ibaorebu de Educação Escolar Indígena Munduruku entre 2014 e 2016 e, atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Campus de Sobral (IFCE Sobral).

Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral (IFCE Sobral)

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral. Possui graduação em Matemática e Física (Habilitação em Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente é professor efetivo, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional