Abordagem com foco ciência, tecnologia e sociedade no ensino de física: um estudo sobre a interferência de ondas entre 4g e tv digital

Autores

  • Tamara Dias de Carvalho IFRJ, Campus Arraial do Cabo
  • Cassiana Barreto Hygino IFRJ, Campus Arraial do Cabo
  • Eros Izidoro Amaral IFRJ, Campus Arraial do Cabo

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2127

Resumo

Nesta pesquisa, é apresentada a implementação de uma sequência de ensino com a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), por meio do método de Estudo de Caso, em uma turma do ensino médio integrado ao curso técnico em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A sequência de ensino objetivou a aprendizagem do conteúdo de interferência de ondas de forma contextualizada, por meio do tema: a interferência entre 4G e TV digital. Durante o desenvolvimento, os alunos realizaram pesquisas sobre a polêmica da mudança de faixas de frequência ocorrida no Brasil e apresentaram experimentos sobre interferência, que ajudaram a pensar em soluções para o Estudo de Caso proposto. Como resultado, os estudantes adquiriram conhecimentos sobre o fenômeno da interferência e também sobre a organização e política de meios de comunicação que utilizam ondas eletromagnéticas, no caso, a internet móvel e o sinal de TV, desenvolvendo, ao final, uma posição crítica e responsável em relação ao assunto.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional