Ensino da teoria da relatividade em Sobral (CE): uma pesquisa com professores e alunos egressos do Ensino Médio

Autores

  • Antônio Nunes de Oliveira Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD).
  • Isaque Almeida Bezerra Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral
  • Wilton Bezerra de Fraga Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD).
  • Marcos Cirineu Aguiar Siqueira Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2121

Resumo

Em 2016, veio a público a primeira detecção de ondas gravitacionais, mais uma das
previsões da Teoria da Relatividade Geral, fato este que, aliado a aplicações como as que envolvem
o Sistema de Posicionamento Global, ou GPS (sigla de Global Positioning System), torna
inquestionável a necessidade de que todos entendam os conceitos e pressupostos básicos desse
notável ramo da Física Moderna. Neste trabalho, utilizou-se uma pesquisa de campo, implementada
com o uso de questionários, cujos públicos envolvidos foram professores e alunos egressos do
Ensino Médio. A finalidade era investigar a situação do ensino da Teoria da Relatividade em SobralCE,
cidade palco da observação do eclipse solar de 29 de maio de 1919, cujas imagens
possibilitaram comprovar outra previsão da Relatividade Geral – a curvatura da luz pela gravidade.
Os resultados indicam a necessidade de reformulação do currículo escolar, possibilitando uma maior
aproximação da equitatividade nas abordagens dos conteúdos clássicos, modernos e
contemporâneos. Ademais, os professores consideram que Sobral, por causa do seu envolvimento
nas observações históricas, deve ter um compromisso maior com o ensino de Relatividade, no
sentido de garantir a preservação da memória dos fatos científicos locais relevantes na história da
ciência.

Biografia do Autor

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD).

PROFESSOR EFETIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, CAMPUS SOBRAL E MENBRO DO GRUPO DE PESQUISAS EM FÍSICA APLICADA E DOCÊNCIA - GFAD. GRADUADO EM FÍSICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MÁTEMÁTICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. ATUOU COMO PROFESSOR NAS INSTITUIÇÕES: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, INSTUTUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARA E INSTTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ. FOI PROFESSOR CONVIDADO DO PROJETO IBAOREBU DE FORMAÇÃO INTEGRAL MUNDURUKU ENTRE 2014 E 2016.

Isaque Almeida Bezerra, Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral

ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, CAMPUS SOBRAL. BOLSITA DO PET DESDE 2016.

Wilton Bezerra de Fraga, Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD).

PROFESSOR EFETIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, CAMPUS SOBRAL E MENBRO DO GRUPO DE PESQUISAS EM FÍSICA APLICADA E DOCÊNCIA - GFAD. ATUALMENTE ATUA COMO DIRETOR DE ENSINO NO IFCE CAMPUS SOBRAL.

Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral

PROFESSOR EFETIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, CAMPUS SOBRAL. Possui graduação em Matemática e Física (Habilitação em Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente é professor efetivo, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Downloads

Publicado

2018-04-24