Resíduos sólidos no Parque Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS

Autores

  • Magali da Silva Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS- campus Porto Alegre
  • Elisabeth Ibi Frimm Krieger Engenheira Química, Doutora em Ecologia (UFRGS). Docente do IFRS Campus Porto Alegre
  • Lúcia Caroline Jahn Cornely Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - IFRS Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i2.1627

Resumo

O Parque Moinhos de Vento é um dos principais parques da capital gaúcha. Recebendo porto-alegrenses e visitantes de outras localidades, este fluxo de pessoas é responsável pela geração de quantidade significativa de resíduos sólidos. Os resíduos sólidos são uma conseqüência da atividade humana. É possível perceber o aumento dos impactos referentes ao acúmulo de resíduos em ambientes naturais. Neste contexto, diz que os resíduos são um dos problemas mais graves da humanidade e desta sociedade que se caracteriza pelo consumismo excessivo. Buscou-se neste trabalho, uma compreensão da produção de resíduos sólidos para que observasse o seu caminho dentro do parque: caracterização, segregação, quantificação e destinação final. Para tal procedeu-se uma visita ao parque no dia 30 de setembro de 2013, para analisar os resíduos produzidos nos dias 28 e 29 anteriores a visita. Em razão da quantidade dos resíduos sólidos gerados no período ter sido razoável, os mesmos foram analisados em sua totalidade não usando a técnica de quarteamento. Os resíduos sólidos gerados foram separados em 11 categorias, sendo registrados o volume e a massa dos mesmos. Verificou-se grande quantidade de fezes de animais, resíduo classe I (perigoso), grande quantidade de embalagem de preservativos e alimentos etiquetados de forma diferenciada. 

 

Biografia do Autor

Magali da Silva Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS- campus Porto Alegre

Engenheira Química, doutora em Ciências Ecologia pela UFRGS. Professora do Instituto Federal RS- campus Porto Alegre desde fevereiro de 2010.

Coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente de março de 2010 a março de 2012. Ministra aulas no referido curso e no Curso Superior em Gestão Ambiental do IFRS- campus Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2017-09-11

Edição

Seção

Artigos