Infraestrutura e segurança no Parque Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Autores

  • Carmynie Barros e Xavier
  • Eduarda Goulart Buchmann
  • Elisângela Silva Fernandes
  • Felipe De Marchi
  • Magali da Silva Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS- campus Porto Alegre
  • Simone Caterina Kapusta

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i2.1618

Resumo

O Parque Moinhos de Vento (PMV), fundado em 1972, está entre as áreas verdes mais importantes da cidade de Porto Alegre-RS, por isso, o presente artigo abordou a elaboração de um diagnóstico de Infraestrutura e Segurança no local. A partir deste estudo, foi verificada a existência e a qualificação dos serviços de segurança e itens de infraestrutura, conservação e segurança do público frequentador do PMV. Analisou-se qualitativamente a interação dos usuários frequentadores das dependências do PMV que esboçaram opiniões acerca da segurança local, denotando interesse em buscar formas que eliminem ou minimizem impactos e vulnerabilidades dos indivíduos, meio ambiente e do mobiliário. A pesquisa elencou alguns aspectos a serem melhorados na infraestrutura e conservação, como a falta de padronização na sinalização das lixeiras distribuídas; alguns obstáculos no playground, brinquedos sem identificação de faixa etária, escorregadores sem caixa de areia, pouca iluminação; irregularidades no piso; falta de acesso para deficientes ou pessoas com dificuldades de locomoção. Com o tratamento dos dados levantados será possível sugerir aos gestores melhorias em diferentes aspectos do, contribuindo para a Gestão Ambiental do local.

Biografia do Autor

Magali da Silva Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS- campus Porto Alegre

Engenheira Química, doutora em Ciências Ecologia pela UFRGS. Professora do Instituto Federal RS- campus Porto Alegre desde fevereiro de 2010.

Coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente de março de 2010 a março de 2012. Ministra aulas no referido curso e no Curso Superior em Gestão Ambiental do IFRS- campus Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2017-09-11

Edição

Seção

Artigos