Oficinas Permanentes de Cultura: a integração entre experiências e conhecimentos na criação de um espaço de livre expressão artistico-cultural.

Autores

  • Greice Luize Schaefer da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Gustavo Neuberge Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas

Palavras-chave:

Cultura, Arte, Música, Teatro, Fotografia, Desenho

Resumo

A cultura é um aspecto inerente a qualquer civilização, é por isso que o projeto Oficinas Permanentes de Cultura busca o fomento da mesma através da arte dentro do meio técnico e acadêmico. Valorizando a produção artística dos indivíduos através de oficinas e mostras culturais, o projeto prevê uma maior visibilidade e incentivo à produção audiovisual dos alunos na música, desenho, fotografia digital, roteiro, teatro e quadrinhos. É devido a tamanha variedade de oficinas ocorrendo em paralelo que existe também uma grande variedade de metodologias utilizadas, cada uma delas adaptada às necessidades de cada grupo de participantes. Apesar disso, é possível perceber em todas elas a aliança entre o conhecimento prático e teórico e a valorização dos talentos de cada participante, auxiliando-os no processo de aprendizado e autoconhecimento através da disponibilização de um espaço para a expressão individual. As oficinas do projeto são ministradas em periodicidade semanal, por alunos e professores em um trabalho que integra corpo docente e discente. O projeto atua desde 2011 na construção do pensamento criativo, auxiliando na formação de indivíduos que vão além do currículo técnico. Entre os objetivos principais do projeto é possível citar a criação de espaços que possibilitem a valorização dos talentos e o compartilhamento de experiências, contribuindo para a integração da comunidade interna e externa, auxiliando no processo de divulgação da instituição. Através do trabalho realizado dentro das oficinas, o projeto já obteve sucesso na produção de um documentário, uma revista em quadrinhos, exposições fotográficas, mostras culturais, além de diversas apresentações da banda do projeto e mini oficinas em eventos pelo estado. Este ano, o projeto conta com oficinas de módulo avançado em teatro e fotografia, além de manter o módulo básico para novos estudantes interessados e abre vagas para alunos ministrarem suas próprias oficinas. Realiza-se em paralelo a produção de uma peça teatral a respeito do movimento brasileiro da década de 1960 chamado tropicalismo e de um curta metragem denominado “Quatro Estações”. Destaca-se também a criação do blog do projeto e de sua página oficial no Facebook com o objetivo de aproximar a comunidade do projeto ainda mais e, dessa forma, contribuir para a divulgação do mesmo, da instituição e do trabalho dos alunos. O projeto está organizando, também, uma série de pequenas mostras culturais nas escolas da comunidade que ocorrerão entre setembro e outubro deste ano. Dentro das mostras estão previstas uma série de atividades como mini oficinas, exposição de trabalhos, apresentação de esquetes teatrais além de shows da banda. É unindo indivíduos criativos e diferentes perspectivas que o projeto Oficinas Permanentes de Cultura se consolida, através do mútuo auxílio e aprendizagem de discentes, docentes e comunidade gerando novas oportunidades de integração social.

Downloads

Publicado

2015-11-30