Projeto de Minicursos Ensinar e Aprender Matemática

Autores

  • Isabel Helena Comerlato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Jaqueline Molon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas

Palavras-chave:

Minicurso, Aprendizagem, Matemática, Resgate

Resumo

Este projeto foi pensado a partir da percepção por parte dos professores que os alunos, especialmente os ingressantes no Ensino Médio, traziam dificuldades em tópicos básicos de matemática. Os alunos das séries finais do ensino fundamental ou ensino médio, em suas vivências em sala de aula, por vezes afirmam desconhecer ou não se lembrar de determinado pré-requisito matemático. Apesar do professor buscar este resgaste, dada a realidade de cada aluno, algumas vezes a revisão rápida, em aula, não é suficiente. No IFRS-Canoas temos, também, os alunos da Licenciatura em Matemática que só teriam a oportunidade de aplicar as práticas pedagógicas em estágios a partir do quinto semestre. Então surgiu o questionamento: porque não oportunizar outros espaços de ensino-aprendizagem anterior aos estágios? O presente projeto foi proposto para atender a essa dupla demanda: de um lado proporcionar aos alunos da Licenciatura em Matemática, o contato prévio com atividades inerentes a profissão docente: desenvolvimento de planos de aula; estudo e aplicação de metodologias diversificadas de ensino e a produção de materiais pedagógicos e, de outro, oportunizar aos alunos cursistas a retomada de tópicos de matemática do ensino fundamental. Assim, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de minicursos visando um resgate da matemática do ensino fundamental, os quais são ministrados por alunos da Licenciatura, de julho a novembro de 2015, sob a orientação de professores do Campus Canoas, tendo como público alvo os alunos do ensino médio da Instituição e os alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio das escolas públicas de Canoas. No início do projeto a equipe executora realizou o levantamento de temas de interesse para os minicursos através de um formulário online enviado aos e-mailsdos estudantes da instituição e a divulgação em sala de aula do projeto. Paralelo a isso, realizou-se o levantamento dos alunos da licenciatura que participariam do projeto de forma voluntária, como ministrantes. Após houve um período de preparação dos materiais e a divulgação do calendário de realização dos cursos. Nos minicursos já ministrados verificou-se uma reação positiva tanto dos alunos ministrantes, que propuseram através de uma forma dinâmica a revisão de conteúdos, como com a participação efetiva dos alunos-alvo, que se mostraram abertos a esta interação. Como pontos a considerar para os demais minicursos podem ser utilizados outros recursos, como o laboratório de informática e outros materiais alternativos a fim de favorecer ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. Em dezembro ocorrerá a troca de experiências entre os ministrantes e a equipe executora do projeto para a avaliação das ações realizadas e a tomada de decisões para a continuidade do projeto no próximo ano. Considera-se que se tem atingido os objetivos de forma satisfatória contribuindo para a formação de todos os estudantes envolvidos.

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Publicado

2015-11-30