Trilha ecológica interpretativa no Campus Ibirubá

Autores

  • Sabrina Heuert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá
  • Suzana Ferreira da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá
  • Daiane Budke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Trilha Ecológica, Meio Ambiente

Resumo

A trilha ecológica interpretativa do IFRS Campus Ibirubá, estratégia para o desenvolvimento da educação ambiental, busca proporcionar à comunidade interna e externa um mecanismo para o desenvolvimento dos temas acerca do meio ambiente. Tem como ações prioritárias, os cuidados com a fauna e a flora local, preservação dos recursos naturais e acima de tudo respeito ao meio ambiente. Esse trabalho busca ampliar a visão dos estudantes e professores sobre as relações ecológicas existentes em uma mata nativa, mostrar a sua importância e a necessidade de preservá-la, deixando o ambiente de mata em completa harmonia. Saber identificar as árvores e sua utilização para diversos fins, entre eles os usos medicinais e instrumentais é relevante não só para conhecimento, mas para a compreensão das suas contribuições para a natureza e para o próprio ser humano. Com isso buscou-se desenvolver uma trilha dentro das dependências do IFRS – Campus Ibirubá, que está localizado na região do Planalto do Rio Grande do Sul, com formação vegetal original de Floresta Ombrófila Mista, sendo a agricultura para a produção de grãos a atividade econômica predominante. Na instalação da trilha buscou-se promover um espaço de aprendizagem, troca de informação e estudo sobre o meio ambiente. Realizaram-se pesquisas sobre mudanças ocorridas na mata nativa local, definiu-se o local para a instalação da trilha; e após foram identificadas as espécies arbóreas relevantes para o estudo; abertura da trilha; marcação dos pontos com GPS para elaboração de um mapa esquemático; confecção de material para a trilha (placas, setas, imagens de animais, corrimão, degraus); pesquisa sobre as espécies arbóreas e fauna local; desenvolvimento do roteiro da trilha; confecção de cartilha para divulgação. O roteiro da trilha foi focado no ensino fundamental, em que busca atender estudantes com idade entre 7 a 12 anos de escolas do município de Ibirubá e Região. Devido à trilha ainda não estar em funcionamento até o presente momento ainda não foram obtidos resultados sobre a percepção da comunidade atendida, mas essas informações serão obtidas após as visitas, em que os professores irão trabalhar com os estudantes os assuntos em sala de aula, e retornarão com os resultados obtidos, nos quesitos: abordagem do assunto, relevância dos temas expostos e aprendizagem. A trilha será de grande importância para todos os envolvidos, em que os estudantes poderão estar em contato com a natureza, obterão conhecimento através da percepção visual proporcionada por esta atividade alternativa, tornando o estudo mais prazeroso. E para os professores será uma forma de contribuição com os seus conteúdos de sala de aula que permitirão uma abordagem diferenciada dos temas relacionados à conservação ambiental.

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Publicado

2015-11-30